SIGA-NOS

Marí avança na proteção da infância: comitiva participa de curso do TCE-PB para aprimorar Plano Municipal da Primeira Infância

Em um passo estratégico para fortalecer as políticas públicas voltadas à primeira infância, uma comitiva da cidade de Marí está participando do curso “Elaboração ou Aprimoramento de Planos Municipais para a Primeira Infância”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).

A capacitação, com 16 horas/aula, reúne representantes de diversas cidades e tem como objetivo oferecer suporte técnico e metodológico para a criação ou aperfeiçoamento dos Planos Municipais da Primeira Infância, documentos essenciais para garantir investimentos estruturados e ações coordenadas que promovam o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos.

Representando o município, estão integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Humano, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Secretaria de Educação. A comitiva é coordenada pelos Secretários de Desenvolvimento Humano, Viviane Dantas, e Educação, Professor Jailton Ferreira.

A Secretária Viviane destaca a importância do curso para qualificar ainda mais a atuação do município:

“Investir na primeira infância é investir no futuro da nossa cidade. Esse curso vem reforçar nosso compromisso com uma gestão técnica, responsável e voltada para resultados concretos na vida das crianças de Marí”, afirmou.

O curso é ministrado pela professora Adelaide Alves Dias, especialista em políticas públicas para infância, e pelo auditor de controle externo Leonardo Silveira, ambos com ampla experiência na área.

Fortalecimento da governança e foco em resultados

Ao capacitar técnicos municipais para elaborar e revisar seus planos com base em evidências, o TCE-PB dá um passo importante na promoção da transparência, eficiência e eficácia dos recursos públicos aplicados na área da infância. A iniciativa também integra a estratégia nacional de apoio à Primeira Infância, conforme preconizado pelo Marco Legal da Primeira Infância (Lei Federal nº 13.257/2016).

Redação/CODECOM
Foto Reprodução 

Comentários