A 15ª edição da Festa do Barra Bode começou nesta sexta-feira (1º), em Barra de São Miguel, no Cariri paraibano, com extensa programação até o próximo domingo (3). Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB) e do Programa Empreender-PB, o evento reúne produtores rurais, criadores, expositores, empreendedores, artistas e o público da região, em uma celebração que combina tradição, negócios, capacitação e cultura popular.
Exposição e premiação para criadores
Ao longo dos três dias de evento, estão previstas exposições de animais, torneios leiteiros e de raças, cavalgada, trilha de motocross, além de atividades formativas, como palestras e oficinas voltadas ao agronegócio. Ao todo, serão distribuídos R$ 50 mil em prêmios para os vencedores das competições agropecuárias, que fazem parte do circuito promovido pela Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco).
A programação teve início na sexta-feira com a abertura oficial da Expofeira de Caprinos e Ovinos no Parque do Bode, a Vila do Artesanato e a Praça da Alimentação com a gastronomia típica da região, chamada de “Gastronomia Bodística”. Também ocorreram palestras com o Empreender-PB e com o programa Cred Amigo do Banco do Nordeste. À tarde, foi realizada a tradicional 15ª Cavalgada do Bode, com saída do Sítio Mulungu.
Mulheres do Agro e capacitação técnica
No sábado (2), a Sedap promove mais uma edição do “Encontro de Mulheres do Agro”, com abertura cultural do caricantor Sócrates. O evento ocorre no auditório do Cemeg e contará com a palestra “O Protagonismo das Mulheres e as Políticas Públicas”, ministrada por Márcia Dornelles (Sedap-PB), Priscila Albuquerque (vice-prefeita de Barra de São Miguel) e Rosemar Oliveira (produtora de leite de cabra e dirigente da Apocab).
Também no sábado, acontecem palestras sobre Empreendedorismo Rural, realizadas pelo Sebrae-PB; Crédito Fundiário, com a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer); e Agro Amigo, do Banco do Nordeste. Os torneios leiteiro e de pista têm continuidade durante todo o dia.
Música e cultura popular
A programação cultural também é destaque no Barra Bode. A agenda de shows na sexta-feira (1º) inclui apresentações de Sócrates, Zé Carlos Sanfoneiro, Dadá Aboiador, Galega do Forró e da banda Cavalo de Pau. No sábado (2), sobem ao palco artistas como Douglas Silva, Amazan, Ivanildo do Forró, Kiel do Acordeon, Gitana Pimentel, Barbosinha Batida Massa e Júnior Viana.
Já no domingo (3), último dia da festa, será realizada a 13ª Trilha do Bode de Motocross, na Praça Contente, seguida pela entrega dos troféus do Torneio de Cabra Leiteira Municipal e Intermunicipal, julgamento de raças e o tradicional “Banho de Leite dos Campeões”. A programação musical contará com Roninho do Acordeon, J. Show, Ton Oliveira, Forró Lampejo, Bardogão e Rafa Bacana.
Impacto econômico e valorização da cultura
O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, destacou a importância da Festa do Barra Bode para a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura do Cariri paraibano. Segundo ele, o evento é uma vitrine para negócios, troca de conhecimentos, melhoria genética dos rebanhos e valorização da cultura local. “A exposição em Barra de São Miguel está consolidada no calendário estadual e demonstra o sucesso do circuito apoiado pela Sedap”, afirmou.
Para o prefeito João Paulo, a edição de 2025 será a maior da história. “Estamos preparando a maior edição do Barra Bode de todos os tempos. Uma grande festa que vai reunir tradição, música de qualidade e desenvolvimento para nossa cidade”, declarou.
Parcerias institucionais
A 15ª edição da Festa do Barra Bode é realizada pela Prefeitura de Barra de São Miguel, com apoio do Governo da Paraíba, por meio da Sedap-PB e do Empreender-PB, além de parcerias com o Governo Federal, Ministério da Agricultura e da Pesca, Banco do Nordeste, Senar-PB, Federação da Agricultura da Paraíba (Faepa-PB) e Apacco.
Da redação/ Com Nordeste 1





