A Paraíba recebeu nesta segunda-feira (07) 49 novos médicos por meio do Programa Mais Médicos, do governo federal. Os profissionais passam a integrar equipes de Saúde da Família em municípios de diferentes regiões do estado e três deles foram designados para atuar diretamente no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara, que atende populações indígenas em áreas de difícil acesso.
A iniciativa faz parte da nova etapa do programa, que selecionou 3.173 profissionais para trabalhar em 1.618 municípios e 26 DSEIs em todo o país. O edital registrou recorde de inscrições, com mais de 45 mil candidatos. Os médicos formados no Brasil com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) já iniciaram o atendimento nas unidades. Já os médicos brasileiros formados no exterior participarão do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) a partir de 4 de agosto.
O objetivo do programa é fortalecer a Atenção Primária à Saúde, reduzindo o tempo de espera por atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente em áreas com baixa cobertura médica. Os profissionais atuarão em integração com os sistemas de informação em saúde, o que facilita a triagem e o encaminhamento de pacientes para especialidades de média e alta complexidade.
Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição das vagas levou em conta dados da pesquisa Demografia Médica 2025, elaborada em parceria com a USP e a Associação Médica Brasileira (AMB), que apontou a necessidade de reforço em regiões com baixa proporção de médicos por habitante. A maior parte das vagas foi direcionada a municípios de pequeno porte (75,1%), seguidos por médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%).
Atualmente, o Mais Médicos conta com cerca de 24,7 mil profissionais atuando em 4,2 mil municípios, o que representa 94% da cobertura nacional. A meta é alcançar 28 mil médicos em todo o país, beneficiando mais de 63 milhões de brasileiros.
Da redação/ Com Portal T5





