SIGA-NOS

Enem 2025: prazo para recorrer de atendimento especial negado termina nesta quarta (02)

Termina nesta quarta-feira (2) o prazo para que os inscritos no Enem 2025 recorram das negativas às solicitações de atendimento especializado. O período para recursos, que inicialmente seria encerrado em 27 de junho, foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC). Os pedidos devem ser enviados exclusivamente pela Página do Participante.

Para que o recurso seja analisado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o candidato precisa apresentar documentação complementar que justifique a necessidade do recurso de acessibilidade solicitado. Os arquivos devem ser enviados em formato PDF, PNG ou JPG, com no máximo 2MB, e precisam estar legíveis e em língua portuguesa.

O laudo apresentado deve conter nome completo do participantediagnóstico detalhado com a respectiva classificação CID-10, além da assinatura e identificação do profissional responsável, com registro no CRMRMS ou outro órgão competente.

Entre os perfis que podem solicitar atendimento especializado estão pessoas com deficiência (PCD), idosos, gestantes, lactantes, além de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), dislexia e transtorno de déficit de atenção, entre outras condições.

Com o recurso aprovado, o participante poderá ter acesso a recursos como provas em braile, letra ampliada, leitor de tela, tempo adicional, sala individual, mobiliário adaptado, guia-intérprete, entre outros. Também será permitido o uso de itens pessoais, como máquina de escrever em braile, óculos especiais, bomba de insulina, bolsa de colostomia e medidor de glicose, conforme previsto no edital.

As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país. Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, a aplicação foi transferida para os dias 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta da realização da COP30.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sisu, Prouni e Fies. A nota também é aceita por instituições de ensino em Portugal conveniadas com o Inep. O exame ainda pode ser utilizado para obtenção de certificado de conclusão do ensino médio, por candidatos com mais de 18 anos.

 

Redação/Portal T5

Comentários