O clima político em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, esquentou nesta terça-feira (3) com a confirmação do racha político entre o prefeito e o ex, gerando repercussão em toda a imprensa, inclusive a publicação de um artigo polêmico do jornalista e analista político Ytalo Kubitschek, no portal PBAgora. No texto, Ytalo atribui o recente rompimento político entre o prefeito Jackson Alvino e o ex-prefeito Emerson Panta ao que ele classificou como “egocentrismo” do casal Emerson e Jane Panta.
Segundo o jornalista, as alianças com Emerson Panta têm prazo de validade curto porque, emoutras palavras, “o casal é egocêntrico”. A afirmação faz parte de uma análise sobre os desdobramentos políticos na cidade e os bastidores do racha que abalou a base governista local.
“Emerson Panta foi apoiado por Trocolli Júnior (estadual) e Ruy Carneiro (federal) em 2016. Mas em 2018, preferiu apoiar Jane Panta e Aguinaldo Ribeiro”, destacou o colunista, ao citar a instabilidade de alianças construídas por Emerson.
Ainda no artigo, Kubitschek relata ter conversado com um interlocutor político de Santa Rita, que descreveu uma sequência de atitudes consideradas como sinais de deslealdade por parte do ex-prefeito. Entre os exemplos, ele citou a falta de reciprocidade a antigos aliados.
O jornalista também apontou que, nas eleições de 2022, a Prefeitura de Santa Rita teria mobilizado sua estrutura apenas em prol da candidatura de Jane Panta à deputada estadual, em detrimento da campanha para o então candidato a governador João Azevêdo (PSB), cujo vice era do mesmo partido do casal Panta.
“As queixas de corpo mole nessa campanha são todas fundadas. Basta observar que João Azevêdo ficou em terceiro lugar na cidade. Parafraseando o poeta Augusto dos Anjos, que escreveu o livro ‘Eu’, na política de Santa Rita, Emerson Panta é o próprio ‘eu'”, escreveu o analista, em tom crítico.
A análise repercutiu nos bastidores da política paraibana e deve intensificar os debates sobre os rumos eleitorais de Santa Rita, sobretudo diante do enfraquecimento de alianças antes consideradas sólidas.
Redação/ExpressoPB
Foto Reprodução





