SIGA-NOS

Vencer ou vencer: entenda a situação do Corinthians em decisão na Sul-Americana

Nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), o Corinthians enfrenta o Huracán, na Argentina, com o objetivo de garantir uma vaga nos playoffs da Sul-Americana. Em um primeiro momento, o Timão depende apenas de si para avançar ao mata-mata.

Basta a vitória para o Corinthians avançar para os playoffs. Atualmente, a equipe alvinegra ocupa a segunda colocação do Grupo C, com oito pontos, um a mais que o América de Cali, da Colômbia. O Huracán já está classificado, com 11 pontos em sua conta, enquanto o Racing, do Uruguai, rival dos colombianos, não possui nenhuma chance, uma vez que perdeu todos os cinco jogos que disputou.

Classificação PG J V E D GP GC SG %
Huracán 11 5 3 2 0 10 2 8 73
Corinthians 8 5 2 2 1 5 4 1 53
América de Cali 7 5 1 4 0 5 3 2 47
Racing-URU 0 5 0 0 5 2 13 -11 0

Portanto, se vencer, o Timão garante uma vaga nos playoffs e, se conseguir golear o Huracán, pode avançar de forma direta às oitavas de final. Para isso, necessita derreter a diferença no saldo de gols. Atualmente, os argentinos somam oito feitos positivos de diferença, enquanto o clube alvinegro apenas um. Os critérios de desempate adotados na Sul-Americana são:

  1. Saldo de gols;
  2. Melhor ataque;
  3. Melhor ataque atuando como visitante;
  4. Melhor colocação no ranking de 2024 da Conmebol;
  5. Sorteio.

Se não vencer, depende do outro jogo da rodada

Se empatar ou perder para o Huracán, o Corinthians terá que torcer por um milagre do Racing, que ainda não pontuou nesta edição da Sul-Americana. Os uruguaios visitam o América de Cali também às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira.

O América de Cali tem melhor saldo de gols que o Corinthians – dois feitos a favor contra um do clube alvinegro – então, em caso de empate na Colômbia e derrota do Timão, avançam os hoje terceiros colocados. O clube do Parque São Jorge vai para os playoffs da competição caso ocorram dois empates.

Se o Racing conseguir bater o América de Cali, o Corinthians avança de fase independente do resultado do jogo contra o Huracán.

A fase de playoffs, vale lembrar, antecede as oitavas de final. Nela, os vice-líderes dos grupos da Sul-Americana enfrentam os terceiros colocados da Libertadores.

Da redação/ Com Meu Timão 

Comentários