Em Curral de Cima, no Litoral Norte da Paraíba, uma das mais tradicionais manifestações culturais nordestinas tenta resistir ao abandono. Justamente a única quadrilha junina local, sem recursos e apoio institucional.
Um dos incentivadores culturais, gravou um áudio e viralizou no grupo de Whatsapp que tem o nome do Distrito de Estacada, zona rural do município, apelando à solidariedade da Prefeitura de Curral de Cima para manter viva a tradição.

Na gravação, o senhor chamado por nome de ‘Levi Costa’ questiona ao prefeito Adjamir Souza: “É muído, rapaz cadê o dinheiro da quadrilha, cadê o prefeito de Curral de Cima hein? Não caiu o dinheiro da quadrilha, não caiu a ajuda, não caiu nada”, criticou.
E continuou, citando que o Ex-prefeito Totó Ribeiro que vem colaborando: “Foram lá em ‘Pai Véi’, pediram lá uma ajuda pra quadrilha, estou sabendo que ganharam um carneiro”, elogiou.
Enquanto em cidades vizinhas como Mamanguape tem apoio para os quadrilheiros, fortalecendo ainda mais a junina Jóia Rara. Em Curral de Cima, as coisas estão totalmente ao contrário, do jeito que o prefeito quer, deixando de apoiar a quadrilha do município.
Na contramão de uma tradição que movimenta a economia e fortalece a indentidade regional, o prefeito Adjamir Souza parece optar pelo silêncio.
O São João, símbolo do Nordeste, resiste na garra de quem dança e organiza. Sem incentivo fica difícil das coisas darem certo pra os jovens e principalmente para a cultura do município.
Deixamos o espaço aberto a gestão, caso queira esclarecer sobre o assunto.
Da redação





