Daqui a aproximadamente sete anos, em 22 de dezembro de 2032, um asteroide recém-descoberto poderá se aproximar da Terra e, caso sua trajetória se mantenha, ele pode colidir com o nosso planeta.
Mas as chances disso acontecer estão cada vez menores. Na quinta-feira (20), a Nasa, a agência espacial norte-americana, anunciou que a probabilidade de um impacto do 2024 YR4 com a Terra caiu para 0,28%.
Ou seja, a chance de o objeto passar por aqui sem causar danos subiu bastante, para 99,72%, mais precisamente. Já a chance de um impacto passou a ser de 1 em 370.
Logo após ser identificado, sistemas automáticos analisaram sua trajetória e estimaram a probabilidade de impacto, que, a princípio, era considerada extremamente baixa.
No entanto, dias depois, um sistema de monitoramento de impactos da Nasa identificou uma possibilidade maior de que o asteroide pudesse colidir com o nosso planeta em 22 de dezembro de 2032.
Mas, como é comum em casos do tipo, sua órbita só pôde ser calculada de forma aproximada, e à medida que novas observações foram feitas, ela foi sendo mais bem definida.
Agora, a região de incerteza sobre a posição do asteroide em 2032 se reduziu consideravelmente, mas o nosso planeta ainda está dentro da faixa de possíveis trajetórias.
LEIA TAMBÉM:





