SIGA-NOS

Deputado Tanilson Soares propõe lei que reconhece TDL como deficiência e garante direitos na Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, nesta segunda-feira, um projeto de lei de autoria do deputado Tanilson Soares, que assegura o reconhecimento dos direitos das pessoas diagnosticadas com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) como pessoas com deficiência no estado. A medida é um marco importante na luta por uma sociedade mais inclusiva e garante que esses indivíduos tenham acesso a benefícios e isenções fiscais estaduais, além de outras políticas públicas voltadas para a inclusão e a promoção da dignidade.

A proposta, que visa beneficiar tanto crianças quanto adultos diagnosticados com TDL, busca promover maior equidade e suporte para aqueles que enfrentam desafios no desenvolvimento da linguagem. Com o reconhecimento legal, essas pessoas terão acesso a direitos essenciais, como o suporte adequado na educação, saúde e outros serviços sociais, criando um ambiente mais acessível e justo.

O deputado Tanilson Soares comemorou a aprovação do projeto como uma vitória significativa. “Seguimos juntos na luta por uma sociedade mais justa e inclusiva!” afirmou ele em suas redes sociais, destacando a importância da medida para o bem-estar de todos os cidadãos paraibanos.

O Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) é uma condição neurológica que prejudica a comunicação e pode afetar o aprendizado, a interação social e a vida profissional dos indivíduos. Com a aprovação deste projeto, o estado da Paraíba dá um passo decisivo em direção à garantia de uma inclusão real e efetiva para aqueles que enfrentam essa condição.

A medida agora segue para sanção, e a expectativa é que as políticas de inclusão sejam implementadas o mais breve possível, proporcionando um ambiente mais acolhedor e acessível para as famílias que convivem com o TDL.

Da redação/ Café Com Política PB

Comentários