A Prefeitura de Lençóis Paulista realizou, na última segunda-feira (6/1), uma reunião para discutir o encerramento das atividades de uma fábrica de biscoitos do Grupo M. Dias Branco, na cidade no interior de São Paulo. Cerca de 500 trabalhadores perderam o emprego.
Em nota, a empresa afirmou que a operação na sede do interior, fundada em 1960, será transferida para outras unidades, a fim de garantir “maior eficiência operacional, redução de custos e agilidade dos produtos”.
“Ficamos muito tristes em começar o ano com notícia sobre o fechamento da fábrica de biscoitos, um empreendimento que fez parte da história da cidade e temos a preocupação e a responsabilidade em oferecer todo o suporte para as pessoas que serão dispensadas”, disse o prefeito de Lençóis Paulista, André Paccola Sasso.
Segundo ele, a prefeitura mantém contato com a empresa e com os funcionários demitidos. “São colaboradores extremamente qualificados. Lençóis Paulista vive um bom momento, com a chegada de novos empreendimentos, e tenho certeza de que essas pessoas rapidamente encontrarão uma recolocação ou irão descobrir formas de empreender”, avaliou Sasso.
A empresa, por sua vez, afirmou que negociou com o sindicato da categoria e aprovou a disponibilização de um pacote de benefícios e verbas rescisórias trabalhistas já previstas pela lei. A companhia também diz que vai oferecer capacitação para realocação dos profissionais demitidos.
A prefeitura da cidade elaborou um manual (leia abaixo) para orientar os funcionários dispensados pelo Grupo M. Dias Branco. “É muito importante que todos tenham o direcionamento correto e, para isso, estamos nos preparando, até com atendimento em plantão, se necessário”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Fogolin.
Principais orientações da Prefeitura:
Redação/Metrópoles