Milton Nascimento faz 82: Portela promete procissão em reverência a Bituca

Publicado em domingo, outubro 27, 2024 · Comentar 


Foto Reprodução

O cantor Milton Nascimento completou 82 anos neste sábado (26). Com mais de 60 anos de carreira, o mineiro terá sua trajetória reverenciada no Carnaval 2025, naquela que será a primeira homenagem da Portela a uma pessoa viva. A informação é da CNN Brasil, conforme atestou o ExpressoPB.net.

NatalPaulo da PortelaClara NunesGetúlio Vargas e Pixinguinha viraram na águia altaneira centenária. Todos eles, no entanto, já estavam mortos quando tiveram suas histórias apresentadas pela Portela na avenida. Essa também marca a primeira vez, em quase mais de vinte anos, que a agremiação homenageará alguém de fora do seu tão vasto panteão de sambistas, conforme ressaltou a pesquisadora de enredo Beatriz Chaves em entrevista à CNN.

“Eu me sinto fazendo parte de algo muito ousado. De certa forma, não é só pela questão da Portela estar homenageando alguém em vida, mas alguém fora desse núcleo portelense que a gente já está mais acostumado. Você tem Clara Nunes, várias outras homenagens dentro desse núcleo de estrelas portelenses, que as pessoas já esperam que a Portela faça esse tipo de homenagem”, afirmou.

O carnavalesco André Rodrigues, que será responsável pelo desfile da Portela ao lado de Antonio Gonzaga, adiantou que, ao pensar o enredo, a equipe de criação da escola optou por uma abordagem que respeitasse a grandeza de Milton Nascimento e da Portela, para que ambos se reverenciassem ao mesmo tempo.

“Como devotos profundos do sagrado da escola de samba, essa foi exatamente uma de nossas preocupações: desenvolver um enredo que não demonstrasse uma subserviência da Portela e nem do Milton. Ambos estão no mesmo patamar de importância para a música brasileira, se reverenciam e se respeitam”, explicou.

“A oportuna homenagem não é por quebrar paradigmas da Portela sobre ser o primeiro homenageado vivo ou não, mas sim, de ter a consciência de que o Milton merece essa homenagem em vida por marcar vidas, gerações inteiras; não é importante que ele saiba da nossa gratidão por tudo isso?”, questiona.

Para homenagear Milton Nascimento, o enredo escolhido foi “Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol — Uma homenagem a Milton Nascimento”, de autoria dos carnavalescos André Rodrigues e Antonio Gonzaga e dos pesquisadores Beatriz Chaves e Marcelo David Macedo, proporá uma procissão que vai ao encontro de Bituca.

Redação/ExpressoPB 

Comentários