Governo realiza primeira compra em nova modalidade do PAA, na Paraíba

Publicado em quarta-feira, outubro 16, 2024 · Comentar 


Foto Reprodução

A primeira compra do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compras com Doação Simultânea, foi realizada nesta quarta-feira (16), com recursos do Governo da Paraíba em evento realizado no Espaço Cultural, em João Pessoa. A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Dutra detalhou o programa.

“Hoje especificamente esse programa, que é o programa de aquisição de alimentos, é um programa 100% financiado pelo governo do Estado da Paraíba. Esse programa tem um viés federal, mas hoje o governador entra com a mesma quantidade de recursos estaduais e disponibiliza um convênio com 32 cooperativas, que aí no campo as pessoas se organizaram, padronizaram o produto e nesse momento o governo compra esses produtos da agricultura familiar, traz para a gente esses alimentos e a gente doa a instituições credenciadas que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade social”, declarou Pollyanna.

O edital estadual, que prevê um investimento de 5,4 milhões, dobrando o valor anteriormente investido pelo Governo Federal, totalizando quase 11 milhões para o PAA-CDS, foi lançado no último mês de agosto, durante a primeira compra do ano, realizada no município de São João do Rio do Peixe.

“O governo do Estado da Paraíba assume o perfil de estado empreendedor, porque ele coloca um ambiente favorável a essa produção através do projeto Cooperar, ele disponibiliza equipamentos, transporte, até mesmo a infraestrutura para que na comunidade conseguisse trazer o alimento da comunidade para a cidade. Isso é importante, tornar o ambiente favorável a essa produção. Em contrapartida, o governo também, ele assume riscos, assume compromissos, ele assume todos os desafios”, disse a secretária.

O governador João Azevêdo (PSB) reafirmou o papel do governo no incentivo da agricultura familiar. Nesse momento, 2.400 agricultores participam do PAA, em torno de 68 cidades paraibanas estão envolvidas na produção de alimentos.

“Essa qualificação da embalagem, da possibilidade de venda em todas regiões. Isso é um esforço grande do governo, primeiro para demonstrar que nós acreditamos na Paraíba, nós acreditamos no agricultor familiar e que faz com que essa produção toda chegue, além dos benefícios que chegarão para toda família. Aqui serão mais de 2.400 agricultores beneficiados com essa compra, através da cooperativas que são muito organizadas. Uma demonstração clara que esse programa PAA é um programa muito vivo e que na Paraíba faz diferença para mais de 50 mil famílias”, disse o governador João Azevêdo.

Redação/MaisPB

Comentários