Ainda no centro de João Pessoa, pode-se conhecer a Casa da Pólvora, além do complexo arquitetônico na Praça Dom Adauto. Fazem parte dele a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o Palácio Episcopal (sede da Arquidiocese do estado) e a Igreja de Santa Teresa de Jesus da Ordem Terceira do Carmo.
Nas proximidades temos a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, como também o Centro Cultural São Francisco. O CCSF começou a ser construído em 1589, mas foi finalizado cerca de 200 anos depois. Para entrar é preciso pagar uma taxa de 12 reais (inteira) e 6 reais (meia), que dá direito a uma visita guiada.
Também não pode deixar de fora do roteiro turístico o Theatro Santa Roza e o Parque Solon de Lucena, conhecido como Parque da Lagoa. Projetado por Burle Marx, a Lagoa é uma opção ideial para toda a família. Ipês amarelos, palmeiras imperiais e outras árvores nativas da Mata Atlântica enfeitam o lugar. E outro local com muita natureza é o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica. A entrada custa apenas R$ 3, mas crianças de até 7 anos e idosos acima dos 65 anos não pagam o ingresso.
Tem ainda o Museu da Cidade de João Pessoa e o Museu do Artesanato Paraibano, ambos localizados na Praça da Independência.
Quando falamos de João Pessoa não poderia deixar de lado as praias da capital. Em destaque para dois cartões-postais do destino: Tambaú e Cabo Branco. Os arredores de ambas têm várias opções de quiosques e barracas. Ainda é possível aproveitar toda a paisagem caminhando na orla. Em Tambaú, um dos principais pontos é a Feirinha de Artesanato, que fica em frente ao antigo Hotel Tambaú (que está sendo reformado). Nas proximidades tem o Mercado de Artesanato.
Na orla de Tambaú, também dá para fazer um passeio até as piscinas naturais dos Seixas e Picãozinho. Além de poder se informar sobre as rotas do litoral sul e norte.
No caminho para as praias do litoral sul fica o Farol do Cabo Branco. Fica localizado no topo da falésia, onde se tem uma vista panorâmica para a praia de mesmo nome e para a Ponta do Seixas, a cerca de 800 metros de distância. Ainda tem o Estação Ciência, o grandioso espaço projetado por Oscar Niemeyer.