Eleições em El Salvador: Nayib Bukele lidera com folga e se declara presidente reeleito

Publicado em segunda-feira, fevereiro 5, 2024 · Comentar 


Ao lado da esposa, Naybe Bukele discursa no Palácio Nacional de El Salvador, em 4 de fevereiro de 2024 — Foto: REUTERS/Jose Luis Gonzalez

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, o se declarou nesta segunda-feira (5) vencedor das eleições presidenciais que o país realizou no domingo (4). Com 31% das urnas apuradas, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral de El Salvador, o partido de Bukele, tinha 83% dos votos.

Bukele, um político de 42 anos que colecionou polêmicas em seu primeiro mandato com políticas como estado de exceção, um programa controverso de combate ao crime organizado e demissões por redes sociais, se declarou reeleito.

Embora a reeleição não fosse permitida em El Salvador, o presidente conseguiu concorrer novamente a partir de uma manobra judicial que driblou o Legislativo (leia mais abaixo).

Em uma publicação em suas redes sociais nesta segunda, Bukele disse as urnas lhe garantiriam 58 das 60 cadeiras da Assembleia Nacional. Mais tarde, em um discurso no Palácio Nacional, ele afirmou que o país tinha feito história.

A Frente Farabundo Martí, de esquerda, estava em segundo lugar, com 7% dos votos.

Bukele está no poder desde 2019. Com 90% de aprovação, ele ficou conhecido pelas decisões polêmicas em relação à segurança pública e medidas controversas consideras autoritárias.

Desde 2022, o país está em estado de exceção. Mais de 70 mil pessoas foram presas sob suspeita de pertencerem a gangues. Além disso, Bukele uma prisão de segurança máxima onde mais de 100 detentos são mantidos nas suas celas sem colchões.

No cargo, o atual mandatário tem atacado partidos opositores, dizendo que são corruptos. Ele também foi acusado de adotar medidas antidemocráticas para concentrar o poder nas próprias mãos.

Redação/G1

Comentários