Após duras críticas por apologia a bombardeios contra civis, jornalista da Globo se pronuncia
O jornalista Jorge Pontual, da Globo, se desculpou após fazer falas defendendo o ataque de Israel contra ambulâncias na Faixa de Gaza na emissora.
O comentarista de política internacional da GloboNews afirmou que “atacar terroristas do Hamas é um direito que Israel tem. Se eles estavam em uma ambulância, infelizmente era isso que Israel tinha que fazer: alvejar esses seus inimigos”.
A fala se referia a um ataque israelense contra ambulâncias que partiam do hospital de Al-Shifa, em Gaza, que ocorreram nesta sexta-feira (3).
Pontual tem servido como porta-voz das Forças de Defesa de Israel contra os palestinos desde o início do conflito, e tem sido duramente criticado – inclusive por setores mais moderados sobre a questão palestina – por sua enfática defesa da narrativa de Tel Aviv.
O ministro Paulo Pimenta, que chefia a Secretaria de Comunicação Social do governo, criticou duramente a fala de Pontual sobre as ambulâncias.
“É inaceitável. É vergonhoso. É assustador. Comentarista da GloboNews, Jorge Pontual, vem se notabilizando por uma postura manipuladora e convarde sobre a Guerra no Oriente Médio”, disse Pimenta.
Após a pressão do ministro, o jornalista se desculpou e disse que não estava defendendo a narrativa israelense.
“Ao comentar o ataque a uma ambulância na Faixa de Gaza, minha intenção foi a de dar a versão de Israel. Admito que não fui feliz, pois a muitos pareceu um endosso. Isso seria impossível, ninguém tem informações seguras sobre o que lá se passa. De certo, apenas um fato: os palestinos de Gaza vivem uma tragédia, com muitas perdas civis, que lamento profundamente. Peço desculpas por não ter deixado isso claro”, disse Pontual em seu Instagram.
Redação/FORUM