Nos pênaltis, Athletico elimina o CRB e vai para as oitavas da Copa do Brasil

Publicado em quarta-feira, abril 26, 2023 · Comentar 


Alex marcou os dois gols do Athletico no tempo normal. Foto: Ernani Ogata/Código19

O Athletico está nas oitavas de final da Copa do Brasil. Após um jogo dramático na noite desta terça-feira (25) na Arena da Baixada, o Furacão eliminou o CRB vencendo no tempo normal por 2×1 e nos pênaltis por 4×1. O resultado também garantiu a premiação de R$ 3,3 milhões, e teve como herói Alex Santana, que entrou no intervalo e marcou os dois gols da virada rubro-negra.

Jogando em casa e tendo que reverter a vantagem, o Athletico teve um primeiro tempo muito ruim, que provocou vaias do torcedor. Mas, com Pablo, Vitor Roque, Vitor Bueno, Terans e Alex Santana, o Furacão buscou a virada na base da pressão e se garantiu nas oitavas com Bento defendendo a cobrança do goleiro do CRB Diogo Silva e Vitor Bueno garantindo a vitória nos pênaltis.

Para o Athletico, segue a maratona de partidas. Neste sábado (28), às 21h, o Furacão encara o Atlético-MG no Independência – desta vez não pela Libertadores, mas pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Na competição continental, a próxima partida rubro-negra será na quinta da próxima semana (4 de maio), diante do Libertad, no Defensores del Chaco, em Assunção.

O jogo do Athletico

Com praticamente a mesma escalação da vitória sobre o Atlético-MG pela Libertadores (apenas com Thiago Heleno no lugar de Pedro Henrique), o Athletico queria partir para cima do CRB. Com Terans e Rômulo abertos e Christian pelo meio, o plano era pressionar a saída de bola dos alagoanos. Mas logo a oito minutos uma falha de marcação permitiu a João Paulo aparecer na cara de Bento. O goleiro fez dois milagres, mas a bola sobrou para Anselmo Ramon abrir o placar – em lance inicialmente anulado, mas que foi confirmado pelo VAR.

O Athletico sentiu o gol. O time ficou nervoso, enquanto o CRB fechou os espaços e montou uma parede na frente da área. O Furacão errava passes, tentava cruzamentos da intermediária e arriscava chutes quando poderia trocar mais passes. E em falha de Thiago Heleno, os alvirrubros trocaram passes até o cruzamento de Mike para Anselmo Ramon marcar – mas o gol foi anulado pelo VAR. Com o time descontrolado, Paulo Turra resolveu tirar Erick e Christian para colocar Vitor Bueno e Pablo ainda aos 40 minutos da etapa inicial. A torcida vaiou jogadores e especialmente o técnico.

Segundo tempo e pênaltis

Com Alex Santana no lugar de Rômulo, o Athletico iniciou o segundo tempo na pressão. E com apenas quatro minutos, chegou ao gol, mas o VAR anulou por impedimento. O jogo só se desenrolava no campo ofensivo do Furacão. E na pressão saiu o empate. O lançamento de Fernandinho foi na cabeça de Madson, que escorou para Alex Santana deixar tudo igual. A blitz era intensa e desesperada, tanto que o CRB teve dois perigosos contra-ataques. Mas era o único caminho para pelo menos levar a decisão para os pênaltis.

E na base do cerco à área do CRB, veio a virada. Na falta que Terans cobrou, Fernandinho desviou e Alex Santana, de novo, foi o último a tocar na bola. Na frente, o Athletico seguiu pressionando para evitar os pênaltis. Mas o cansaço dos dois times, em especial do Furacão, impediu que a partida fosse resolvida no tempo regulamentar. Nas cobranças, Fernandinho, Terans, Pablo e Vitor Bueno marcaram. Bento defendeu a cobrança de Diogo Silva (duas vezes, porque o VAR mandou voltar) e Anselmo Ramon acertou a traveE o Athletico se classificou.

Ficha técnica

COPA DO BRASIL
3ª Fase – Jogo de volta

ATHLETICO (4) 2×1 (1) CRB

Athletico
Bento; Khellven (Madson), Zé Ivaldo, Thiago Heleno e Pedrinho (Willian Bigode); Erick (Vitor Bueno), Fernandinho e Christian (Pablo); Terans, Rômulo (Alex Santana) e Vitor Roque.
Técnico: Paulo Turra

CRB
Diogo Silva; Matheus Ribeiro, Fábio Alemão, Anderson Conceição e Guilherme Romão (Edimar); Auremir (Lucas Lima), Juninho Valoura (Falcão) e João Paulo; Mike (Gum), Renato (Copete) e Anselmo Ramon.
Técnico: Umberto Louzer

Local: Arena da Baixada
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)
Gols: Anselmo Ramon 8 do 1º e Alex Santana 18 e 36 do 2º
Cartões amarelos: Alex Santana (CAP); Juninho Valoura, Falcão (CRB)
Renda: R$ 496.015,00
Público total: 19.816

Redação/BandaB 

Comentários