Novas imagens dos invasores do Palácio do Planalto mostram as falhas de segurança durante a ação e a atuação de personagens-chave

Publicado em segunda-feira, abril 24, 2023 · Comentar 


São mais de 500 horas de gravações do dia dos ataques golpistas, em 8 de janeiro. Todas as imagens do circuito interno foram liberadas por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Fantástico mostrou, neste domingo (23), as imagens divulgadas pelo Gabinete de Segurança Institucional que mostram a dinâmica da invasão ao Palácio do Planalto no dia dos ataques golpistas, em 8 de janeiro.

Todas as imagens do circuito interno, que compreendem centenas de horas de gravação, foram liberadas por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e analisadas pelas equipes da TV Globo, do g1 e da GloboNews.

Elas mostram as falhas de segurança durante a ação e também a atuação de personagens-chave da sede da Presidência da República.

São mais de 500 horas de imagens do Palácio do Planalto no dia dos ataques. Cenas do exterior, dos salões e dos corredores que mostram a destruição promovida por vândalos e a dificuldade dos agentes que estavam no local para lidar com a situação.

No depoimento que prestou à PF na última sexta-feira (21), o general Gonçalves Dias, então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, disse que chegou à região do palácio pouco antes de 15h e ,”ao perceber a ineficiência das forças de segurança distritais para conter os ânimos exaltados e ações criminosas de alguns manifestantes, solicitou reforço por volta de 14h50 de efetivo ao Comando Militar do Planalto”.

A maior parte das câmeras do segundo andar foi destruída por vândalos ou parou de funcionar ao longo da tarde daquele dia, e não é possível saber a hora exata em que as prisões começaram.

https://globoplay.globo.com/v/11559480/

 

Redação/Fantástico

Comentários