SIGA-NOS

MALHAÇÃO DO JUDAS: Em Capim, populares transformam prefeito Tiago em personagem da brincadeira milenar

Foto Reprodução

 

ERRATA: Malhação do Judas em Capim com caricatura do prefeito é de 2020; fonte induziu EXPRESSO ao erro


Um boneco do prefeito Tiago Lisboa foi confeccionado e colocado, amarrado pelo pescoço, em uma arvore, em Capim, cidade do Vale do Mamanguape, para a malhação do Judas da Semana Santa.

A “malhação de Judas” é tradição vigente em diversas comunidades católicas, que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. Acontece, geralmente, na madrugada da sexta para o Sábado de Aleluia e simboliza a morte de Judas Iscariotes.

Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas e atear fogo a ele, normalmente ao meio-dia, mas em alguns locais o boneco é arrastado pelas ruas ainda pela madrugada.

No Brasil é comum enfeitar o boneco com máscaras ou placas com o nome de políticos, técnicos de futebol ou mesmo personalidades.

Um vídeo circula pela internet com o prefeito caricato e muitos são os comentários na cidade. O argumento para justificar o fato de Tiago Lisboa ser “malhado” como o judas desse ano é que diferente das cidades da região, o prefeito Tiago não teria distribuído o tradicional peixe da semana santa.

Ainda conforme o vídeo, a confecção do Judas teria sido feita pela população da comunidade rural de Olho D’água.

Até a manhã deste sábado (08) nem o prefeito e nem sua assessoria havia se pronunciado.

Redação/ExpressoPB 

Comentários