SIGA-NOS

Após abandono da mãe, pai surpreende os filhos usando vestido em festa do Dia das Mães na escola

Sam não queria que os filhos se sentissem excluídos na festa organizada pela escola, e achou que seria melhor se tentasse levar a situação com humor.

Direitos autorais: reprodução Facebook/ Kornpat Ae Sukhon

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta mais de 11 milhões de mulheres responsáveis pelo lar, incluindo o cuidado integral dos filhos, sendo 63% abaixo da linha da pobreza. Os números nos mostram, com clareza, que a economia do cuidado fica, majoritariamente, a cargo das mulheres.

A notícia de que um pai solo apareceu em um evento ou fez trabalhos considerados básicos e mínimos no cuidado e na criação dos filhos toma conta da mídia, principalmente aquela compartilhada em grupos de aplicativos de mensagens. E isso é compreensivo. No Brasil e no resto do mundo, quando um pai assume a guarda unilateral dos filhos, é considerado tão anormal e diferente, que acaba sendo considerado “motivo de orgulho”, ainda que só esteja fazendo o mínimo que as mulheres fazem há muitos anos.

Na Tailândia, o caso de Chatchai “Sam” Panuthai, um pai que foi fotografado na escola dos filhos usando vestido, chamou a atenção do mundo. Segundo reportagem do Inside Edition, Sam tinha se separado fazia pouco tempo da esposa e mãe das duas crianças, a qual se mudou para a Europa, deixando-as sob seus cuidados.

Na rotina das crianças, Sam ficou sabendo que a escola estava perto de comemorar o Dia das Mães com um típico evento, um dos maiores da instituição, em homenagem a elas, então, para que os meninos não se sentissem excluídos, ele teve a ideia de participar da comemoração usando bom humor.

Screenshot 4

Direitos autorais: reprodução Facebook/ Kornpat Ae Sukhon

Sam, de vestido, chegou ao evento, deixando os meninos orgulhosos e felizes, sabendo que participariam da festa e que estavam perto de alguém que lhes demonstrava carinho o tempo inteiro.

Durante o evento, Ae Sukhom capturou o momento especial e compartilhou em seu Facebook, fazendo com que as imagens ultrapassassem milhões de visualizações, mais de 13 mil curtidas e 51 mil compartilhamentos. O caso aconteceu em 2018, mas é reavivado nas redes sociais, principalmente quando estamos próximos do Dia das Mães ou dos Pais. “Ele queria que as crianças não se sentissem excluídas porque a mãe as havia deixado”, disse a mulher na rede social.

A forma impressionante como pais se esforçam para ver os filhos bem, principalmente em momentos delicados da vida, como uma separação, mostra-nos como a sociedade está carente de bons exemplos. Momentos como esse deveriam ser naturalizados, a ponto de nem sequer serem considerados novidades para a mídia ou o público.

Screenshot 6

Direitos autorais: reprodução Facebook/ Kornpat Ae Sukhon

Muitas pessoas se inspiraram na amorosidade do pai e contaram nos comentários que agiram de maneira parecida com os filhos, tentando melhorar seus dias, cuidar de suas imaginações e sempre se fazer presentes. A maternidade e a paternidade são funções muito importantes no tecido social, ainda que infelizmente não recebam o reconhecimento que merecem, porque auxiliam na formação do futuro populacional de um país.

Screenshot 7

Direitos autorais: reprodução Facebook/ Kornpat Ae Sukhon

Se hoje sabemos cuidar de nossa casa, higienizar-nos corretamente, preparar um alimento, cuidar de outras pessoas, trabalhar, bem como outras milhares de coisas que fazemos no dia a dia, é porque alguém se desdobrou para nos ensinar na mais tenra idade. Pais, mães e responsáveis precisam ser aplaudidos diariamente.

Redação/OAmor

Comentários