SIGA-NOS

“ Meu rosto reflete a minha vida, a minha alma, o que amei, o que sofri…”, diz Laura Cardoso, aos 94 anos

Foto Reprodução

O envelhecimento costuma ser um tema presente, principalmente por se tratar de um processo natural a que todas as pessoas estão fadadas a alcançar. Porém, ainda que devesse se tratar de um sonho (afinal, aproveitar a vida é um desejo da maioria), envelhecer tem se tornado um medo, ou mesmo um empecilho.

A forma como a sociedade enxerga os idosos contribui (e muito) para o que chamamos de “idadismo”, ou preconceito com as pessoas por conta da idade avançada. As rugas, os anos de experiência profissional e/ou pessoal passam a ser reduzidos à sensação de que se tornaram inúteis no tecido social. A Organização Mundial de Saúde (OMS) faz diversos alertas, reforçando que esse tipo de segregação impacta negativamente na qualidade de vida de um segmento populacional grande no mundo inteiro.

A atriz Laura Cardoso, de 94 anos, é uma das profissionais que demonstra com facilidade que existe sim lugar para o idoso no mercado de trabalho. Em uma entrevista ao jornal O Globo, em 2017, a atriz falou abertamente sobre o que pensa do seu processo de envelhecimento, na época ela estava prestes a completar 90 anos, e a data festiva acabou sendo o estopim de uma conversa franca e descontraída.

Atualmente, a atriz tem quase 80 anos de carreira, e afirmou na entrevista que nunca sentia cansaço para trabalhar, ainda que saiba que não tem mais a força muscular de décadas atrás, ainda se sente bem por trabalhar. Laura Cardoso revelou que é indisciplinada com a alimentação, mas que gosta muito de caminhar pelas cidades, conhecendo os lugares a pé.

2 Meu rosto reflete minha vida afirma Laura Cardoso aos 94 anos

Direitos autorais: reprodução/ domínio público

A paixão pelos doces toma o espaço da bebida, já que a atriz explica que o corpo não aceita muito bem metabolizar o álcool. Laura acabou se transformando em uma das únicas atrizes de sua geração que não passaram por nenhuma intervenção estética, e ela contou que uma amiga dizia que tinha uma autoestima elevada, confiando no rosto exatamente da forma como ele estava na ocasião. De acordo com ela, as rugas nunca a incomodaram, e ela, inclusive, gosta muito de si mesma dessa forma.

3 Meu rosto reflete minha vida afirma Laura Cardoso aos 94 anos

Direitos autorais: reprodução

Quando perguntada se acha que é bonita, Laura é categórica ao afirmar que prefere muito mais ser chamada de inteligente, e que enxerguem sua beleza interior, mas que se sente uma mulher charmosa. O termo “melhor idade”, para ela, não passa de bobagem, já que o envelhecimento faz com que não tenha mais a vitalidade e a pele de anos atrás, mas que devemos reconhecer a experiência adquirida.

4 Meu rosto reflete minha vida afirma Laura Cardoso aos 94 anos

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @atrizlauracardoso

Mesmo alegando não ter sido vítima de grosserias ou de preconceito por conta da idade, Laura Cardoso explica que a sociedade, de maneira geral, tem o ímpeto de tratar os idosos como robôs, como se precisassem de orientação para sentar, comer, pensar. Para ela, é a forma como se leva a vida que faz dela melhor ou pior, e não a idade em si.

Carreira

5 Meu rosto reflete minha vida afirma Laura Cardoso aos 94 anos

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @atrizlauracardoso

Considerada uma das melhores atrizes do Brasil, além de uma das mais premiadas, Laura Cardoso deu início à sua carreira em 1942, e na década seguinte passou a aparecer em teleteatros, novelas, colecionando mais de 100 trabalhos em seu currículo, sendo mais de 60 novelas e 30 longas-metragens.

Conhecida pela quantidade de prêmios e menções honrosas, a atriz recebeu três Grande Otelo, quatro Prêmios APCA, dois Troféus Imprensa, dois prêmios Shell e foi condecorada com a Ordem do Mérito Cultural, em 2006, pelo então presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, uma das maiores honrarias concedidas aos artistas nativos e estrangeiros.

Redação/OAmor

Comentários