Fieis preparam últimos detalhes para a Romaria da Penha, neste sábado (26)

Publicado em sábado, novembro 26, 2022 · Comentar 


Edição 259 da Romaria terá início às 22h, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de JP; caminhada de 14 km termina no Santuário da Penha

Após dois anos sem acontecer, por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a Romaria da Penha volta a ser realizada neste sábado (26). Os últimos detalhes do evento estão sendo preparados pelos fieis, que estão na expectativa de reviver a tradição de mais de dois séculos.

A edição 259 da Romaria terá início às 22h, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro da Capital. A caminhada de 14 km até o Santuário termina por volta das 3h30 da manhã do domingo (27), quando é celebrada a missa solene campal de encerramento da festa.

“Estamos voltando a tomar as ruas de João Pessoa e este é um momento muito aguardado pela centena de milhares de pessoas que caminham, todos os anos, numa demonstração de fé, de esperança. A Romaria traz muitos elementos da fé do povo e, sem dúvida, a emoção do reencontro esse ano tornará tudo ainda mais especial”, disse o reitor do Santuário da Penha, Monsenhor Nereudo Freire.

Esquema de segurança

Na manhã desta sexta-feira (25), os órgãos públicos envolvidos na organização do evento se reuniram e definiram o planejamento de trânsito e segurança para o dia da procissão.

Segundo o diretor de operações da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), Sanderson Cesário, a partir das 5h da manhã de sábado (26) a Avenida Nossa Senhora da Paz, principal via do bairro da Penha, será bloqueada para acesso apenas de moradores do local. Nas imediações da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, uma das pistas da Avenida João Machado será interditada para instalação do palco onde será realizada a missa de abertura da Romaria.

A segurança será feita por mais de 800 policiais, que acompanharão os fieis em todo o trajeto. A Polícia Militar vai dispor de helicóptero, drones, policiamento a pé, montado e motorizado para garantir a segurança dos romeiros.

A Guarda Civil também reforçará a segurança, com aproximadamente 100 homens e viaturas. Já a Polícia Rodoviária Federal fará o bloqueio das alças de acesso à BR-230 via Avenida Pedro II, além de orientar os fieis a evitarem ocupar o viaduto que corta a avenida.

No final do percurso, os fieis terão 120 ônibus, estacionados na entrada da Praia da Penha, para facilitar a volta para casa.

Da Redação 
Com Portal Correio

Comentários