O dermatologista paraibano Otávio Lopes com a equipe de profissionais que integram a Clínica Santa Catarina e alguns colaboradores, está realizando uma Campanha de Atendimento a Famílias Carentes. O projeto, que existe há três anos, tem como objetivo levar saúde, cuidando da pele da população.
A cidade de Mari foi a beneficiada da semana passada. “Contamos também com os técnicos do local que iremos atender. Em Mari, tivemos a presença da secretária de Saúde Municipal, doutora Emanuelle Chaves e sua equipe, como também a Igreja Católica, com o Padre Elias e sua equipe do ECC (Encontro de Casais com Cristo). É um trabalho gratificante”, disse Otávio Lopes.
Essas ações solidárias de saúde em diferentes frentes começaram em João Pessoa. O médico explica: “Essa foi a primeira vez que saímos de João Pessoa. Pretendemos fazer uma caminhada por algumas cidades do Brejo paraibano. Estamos estudando a logística disso. Levamos amostras grátis de medicações, equipamento para cauterização, como nitrogênio líquido para tratar lesões pré-malignas e manchas”.
A campanha em Mari atendeu 99 famílias. 12 pacientes tiveram diagnóstico de câncer de pele, que serão conduzidos para o tratamento na Clínica Santa Catarina, em João Pessoa, gratuitamente.
Mesmo com as limitações impostas pela pandemia da Covid-19, as boas ações não podem parar. Como forma de continuar ajudando a quem mais precisa, Otávio Sérgio segue com esse trabalho. “Essa Campanha tem três anos. A primeira vez aconteceu em João Pessoa, no Bairro São José, onde foram atendidas mais de 100 pessoas por 5 dermatologistas. O foco é na identificação precoce dos cânceres de pele e conduzir casos difíceis de dermatologia”, pontua Otávio.
Acontecem consultas para a comunidade?
Otávio Lopes – Nós temos um plano continuado de assistência às pessoas carentes. Todos os dias alguém da equipe atende uma gratuidade, algumas, inclusive, recebem tratamentos, também gratuitos, que são contínuos, como a fototerapia.
Existem planos de estender essa campanha?
Otávio Lopes – Estamos estudando a possibilidade de ampliar, estamos tentando convencer outros colegas.
As crianças também participam com os pais?
Otávio Lopes – Atendemos pouca criança, pois o foco são os casos de risco de CA de pele, crianças que foram atendidas são encaminhadas por outros médicos.
Da Redação do ExpressoPB
Com Os Guedes via Blog do Chico Soares





