Estátua de Jackson do Pandeiro é depredada por vândalos; antebraço e pandeiro foram arrancados de escultura

Publicado em terça-feira, maio 10, 2022 · Comentar 


A estátua de Jackson do Pandeiro, localizada na Praça Rio Branco, em João Pessoa, foi depredada por vândalos. A escultura teve o antebraço e mão esquerda com o pandeiro roubados. O crime foi registrado nesta terça-feira (10), menos de 20 dias após a reinstalação da obra em homenagem ao compositor no local onde acontece o tradicional projeto musical ‘Sabadinho Bom’, na capital.

Segundo o comandante da Guarda Civil Metropolitana da Capital, Vitor Freire, as autoridades responsáveis já estão tomando as providências cabíveis. “Quando acontece uma agressão dessas, sofre a cidade, a Cultura, todo cidadão pessoense e paraibano. Nós estamos tomando as providências”, afirmou ele em entrevista a RTC.

“Tem uma onda de busca por esse material. Pegam materiais metálicos – cofre, ferro – para derreter e depois vender esse material. A gente vai encontrar essa pessoa que tá recepcionando esse material para acabar com os casos de furtos de metais na nossa cidade”, completou o comandante.

Reinstalação

A obra, produzida pelo artista plástico Jurandir Maciel, foi recuperada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e voltou a fazer parte do cenário no Centro da cidade no último dia 22 de abril.

A escultura foi instalada pela primeira vez na área central de João Pessoa em setembro de 2012, quando Jackson do Pandeiro faria 93 anos. Toda feita em bronze, à estátua mostra o compositor com um pandeiro, num banco de praça.

Da redação/ Com Wscom PB

Comentários