
O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello negociou a compra de doses da vacina Coronavac com intermediários enquanto ainda chefiava a pasta da Saúde, mostra vídeo obtido pela CNN.
A reunião aconteceu fora da agenda oficial do então ministro no dia 11 de março de 2021, dias antes de sua exoneração. Nas imagens, Pazuello aparece ao lado de quatro pessoas e afirma que a possibilidade de negociar 30 milhões de doses da vacina “no mais curto prazo possível”. “Saímos daqui hoje com o memorando de entendimento assinado”, afirmou o ministro.
Um dos vendedores, identificado como “John” por Pazuello, agradece a recepção do ex-ministro e afirma que outras parcerias poderiam ser realizadas no futuro “com tanta porta aberta que o ministro propôs”.
O vídeo da reunião, revelado pelo jornal Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (16), consta entre as documentações entregues à CPI da Pandemia.
No Brasil, a Coronavac é produzida e distribuída ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) pelo Instituto Butantan, que desenvolveu a vacina em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech.
Em nota, o Instituto Butantan afirmou que não possui um posicionamento sobre o assunto e que desconhece qualquer relação com a World Brands, a empresa intermediária em questão, além de recomendar que a reportagem buscasse a Sinovac.
A CNN entrou em contato com a Sinovac, com a World Brands e as assessorias do Ministério da Saúde e do ex-ministro Pazuello e aguarda retorno.
Da redação/ Com CNN Brasil





