Comitiva realiza visita técnica a produtor de tilápia em Mari e prevê cenário promissor da atividade

Publicado em quinta-feira, janeiro 21, 2021 · Comentar 


Na manhã de ontem, 20, ocorreu uma visita técnica ao produtor de tilápia, Josinaldo Gomes. À área aonde está localizado o cultivo de tilápia é margem da estrada que liga a PB 073 com sítio Taumatá, nas proximidades da fazenda Marisa, no município de Mari.

A comitiva que realizou a visita técnica foi composta por representante do Banco do Nordeste/PRODETER AQUICULTURA, Kennedy Wanderley, Secretário Executivo de Pesca do Governo do Estado, Juscelino Miguel, o Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico e Agrário, Severino Ramo, os empresários Marcone Paiva e Luiz Limeira, além de Jobson Ferreira, presidente da Colônia de Pescadores Z-71, dentre outros. A visita teve o objetivo conhecer a tecnologia inovadora utilizada na criação de peixe em nosso município.

O cultivados de tilápia em cativeiro é muito importante na atividade econômica e para a produção de proteína para o consumo humano, visto se utilizada a tecnologia adotada no “sitio tilápia” é possível se obter uma alta produtividade em uma pequena área e com o uso renovável da água utilizada.

Secretário Severino Ramo acompanha a visita técnica ao produtor de tilápia em Mari/PB

 

Segundo dados do IBGE, o município de Mari, ocupa o 2º lugar na produção de Tilápia na Paraíba, sendo responsável por uma produção de 301 mil toneladas/ano, sendo superado apenas pelo município de Bananeiras. Vale ressaltar que maior parte da produção é feita de forma tradicional, e que for adotado a tecnologia RAS (Sistema de Reaproveitamento de Águas), o município poderá assumir a dianteira na produção de tilápia no estado da Paraíba.

Durante a visita, os representantes das instituições falaram sobre o que cada uma delas poderá fazer no apoio aquele tipo de iniciativa. O representante do Banco do Nordeste que além dos investimos que o banco já fez através do programa micro crédito, outros financiamentos poderão ser feito, inclusiva para a implantação de energia fotovoltaica; o Secretário Executivo da Aquicultura e Pesca disse que o Governo do Estado, através da SEDAP se coloca a disposição para apoiar naquilo que for possível, falou, inclusive, da possibilidade de felicitar a aquisição de alevinos produzidos pela Estação da EMPAER, em Itaporanga; enquanto o Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico e Agrário, falou, segundo a sua visão, sobre os gargalos que precisarão ser superados para que a produção de tilápia, no município, possa ser alavancada, sejam, a implantação de uma unidade para a produção de ração para peixes na região, instalação de uma unidade para a produção de alevinos mais próxima dos piscicultores, apoio governamental para instalação de energia solar naquele tipo de empreendimento, licenciamento municipalizado do empreendimento e a concessão do Selo de Inspeção Municipal – SIM.

Ainda segundo o secretário Severino Ramos com a adoção das medidas sugeridas, o município de Mari passará, em breve, a ser o maior produtor de tilápia do Estado da Paraíba, ainda, terá a possibilidade de produzir outros tipos de peixes e de camarão.

Da Redação 
Com Assessoria 

Comentários