PERSONALIDADE/ Anderson Fernandes: O “super” filho

Publicado em terça-feira, março 17, 2020 · Comentar 


A Personalidade da edição de nº 60 da Revista EXPRESSO  é o jovem Anderson Fernandes, filho da Prefeita da Serra da Raiz. EXPRESSO traça o perfil do mentor político da família Fernandes e mostra seu poder e influencia.

Confira a seguir a matéria na íntegra:

PERSONALIDADE

Anderson Fernandes: O “super” filho

Ele fez reinar a paz entre os pais e em troca ganhou força e poder para manter a família Fernandes a mais de duas décadas no comando da Serra da Raiz

Monteiro Lobato foi um dos maiores escritores da literatura brasileira. Estudiosos afirmam que suas obras valorizam a inteligência, bem como a esperteza e sempre que possível essas características estão  presentes, seja implicitamente ou em falas e atitudes dos personagens. Em sua obra mais famosa, o Sítio do Picapau Amarelo, que virou seriado de TV, a notável personagem Emília solta uma pérola que serve de afirmação ao que afirmam os estudiosos: “Aprendi o grande segredo da vida dos homens: a esperteza. Ser esperto é tudo.”, vocifera Emília.

Na literatura política real da pequena cidade paraibana Serra da Raiz, a inteligência é sinônimo de Anderson Fernandes, que de forma muito esperta – no bom sentido – consegue se manter no poder ao longo dos anos através dos seus pais que tem se revezado no comando do município, antes como adversários, hoje como aliados.

Atualmente, o pai – Luiz Machado – é vice da mãe e deve sucedê-la na eleição desse ano quando disputará seu terceiro mandato de prefeito. A mãe – Adailma Fernandes – está em seu quarto mandato de prefeita, com expectativa de assumir, pelo menos, ainda mais dois no futuro.

Toda essa engenharia política que levou o casal separados a algumas décadas a não deixar o comando político e administrativo da Serra da Raiz foi construída pelo jovem Anderson Fernandes, que apesar de nunca ter sido testado nas urnas é um verdadeiro craque nos bastidores do jogo político.

Inteligente, esperto, articulador e boa praça, Anderson é responsável por boa parte do sucesso da família nas disputas eleitorais na Serra da Raiz. Esse reconhecimento vem dos aliados políticos, mas da própria prefeita Adailma que em uma de suas entrevistas à imprensa para anunciar a pré-candidatura de Luiz Machado a prefeito pelo grupo situacionista foi enfática: “Anderson fez a paz reinar entre nós”.

Na gestão, Anderson é o grande mentor das ações em todas as esferas administrativas, apesar de está no comando da Secretaria de Saúde, uma das pastas mais importantes.  De lá, ele articula tudo e todos sempre o ouve antes de tomar qualquer decisão.

Na alternância entre a gestão e a política, Anderson consegue estender sua influência a Câmara Municipal, articulando adesões ao projeto político da mãe que agora vai ser o do pai. No legislativo da Serra da Raiz, quase que a totalidade dos vereadores integram a bancada governista, restando apenas um dos nove vereadores no lado oposto do governo.

A relação da prefeita Adailma com o Governo do Estado há anos não era tão agradável. A prefeita serrana chegou articular uma frente de prefeitos contra Ricardo Coutinho em 2018, mas passadas as eleições 2018 lá está Anderson mostrando sua habilidade e de imediato articulando a aproximação da prefeita [mãe] com o deputado Ricardo Barbosa que por sua vez abriu as portas do palácio para Adailma e seu grupo.

Anderson Fernandes, o rapaz baixinho, de jeito manso, passou a ser um dos maiores estrategistas políticos da Serra da Raiz nos últimos anos superando raposas velhas da política local, sendo a bússola para as vitórias consecutivas da família; e lá a última palavra é de Anderson, o “super” filho de Adailma e Luiz Machado.

Da Redação 
Do ExpressoPB/Editoria REVISTA EXPRESSO

Comentários