SIGA-NOS

8 municípios do Brejo estão entre os que têm risco para surto de dengue e zika

Na Paraíba, 46 municípios estão em risco de surto para doenças de dengue, zika e chikungunya. O Levantamento Rápido de índices de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa) mostrou alto índice de infestação nas cidades.

A mesma pesquisa revela que 52 cidades do estado têm situação satisfatória, incluindo João Pessoa, que é uma das cinco capitais do Brasil com o melhor índice. Ainda na Paraíba, 125 municípios estão em alerta sobre o risco.

De acordo com o Ministério da Saúde, o sistema de vigilância dos estados e dos municípios deve aumentar os esforços para combater o mosquito. Os dados foram coletados no período de janeiro a março deste ano.

A metodologia da pesquisa identifica onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município, além de revelar quais os principais tipos de criadouros predominantes. Segundo o Ministério de Saúde, os resultados reforçam a necessidade de intensificar imediatamente as ações de prevenção contra a dengue, zika e chikungunya, em especial nas cidades em risco e em alerta.

Dos 46 municípios paraibanos classificados como em situação de risco 8 são da região do Brejo paraibano: Alagoa Nova, Arara, Belém, Cacimba de Dentro, Caiçara, Mulungu, Pirpirituba, e Solânea.

“O resultado do LIRAa confirma o aumento da incidência de casos de dengue em todo o país que subiu 339,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Esses resultados indicam que é preciso fortalecer ainda mais as ações de combate ao mosquito transmissor, com a participação da população e de todos os gestores locais e federal”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber.

 

Da Redação

Com MaisPB

Comentários