A Justiça Federal de Brasília dispensou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros quatro réus de comparecer à audiência marcada para esta terça-feira (8) que irá tomar depoimentos de testemunhas de acusação do processo que apura uma suposta tentativa de obstrução das investigações da Operação Lava Jato.A decisão foi tomada pelo juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília. O magistrado acolheu pedido da defesa de Lula.
A Divisão da Operações Especiais da Polícia Civil do Distrito Federal já havia até sido acionada para fazer a segurança do juiz responsável pelo caso.
Em julho, o magistrado aceitou denúncia apresentada pelo Ministério Público e transformou Lula e outros quatro em réus: o ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), o ex-chefe de gabinete do parlamentar mato-grossense Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Édson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai.
Eles são acusados de tentar obstruir a Justiça tentando comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, um dos delatores do esquema de corrupção que atuava na estatal.
Na decisão, a Justiça Federal ainda marcou para o dia 15 de fevereiro de 2017 o depoimento da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que será testemunha de defesa de Lula.
Da Redação
Com G1
Comentários





