O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura firma parcerias com o Ministério da Cultura/Governo Federal para realização de diversas ações previstas para 2026 em toda a Paraíba, no âmbito da cultura.
O montante destinado para investimentos na pasta é de mais de R$ 65 milhões. A cerimônia dos anúncios será na próxima sexta-feira (23), às 9h, no Teatro Paulo Pontes, localizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.
Na oportunidade, o governador João Azevêdo e o vice-governador Lucas Ribeiro, a ministra da Cultura, Margareth Menezes e o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, assinarão autorizações de ordens de serviço e licitações e assinarão parcerias e legislações.
Entre os convidados estão a deputada estadual Cida Ramos, a conselheira estadual de Política Cultural, Rafaella Lopes, a mestra Quilombola, Nalva de Rita de Chicó, a escritora e artista cigana, Marcylânia Alcântara e a liderança Potiguara, Cacique Sandro, além de autoridades políticas, estudantes, professores e agentes da cultura.
Aberta gratuitamente ao público geral, quem comparecer à cerimônia de anúncio de parcerias, será recepcionado com apresentações culturais de toré indígena, de papangus, do Boi de Seu Antônio, de sanfoneiros quilombolas e da artista zabelense, Sandra Belê, que cantará as músicas, ‘Para agradecer e Paraíba Jóia Rara’.
O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, falou sobre a importância do desenvolvimento das políticas públicas de fomento por meio de parcerias com o Governo Federal.
“Temos um compromisso muito claro com a interiorização dos investimentos na área da cultura. Na prática estamos falando de artistas, grupos e iniciativas que, pela primeira vez, tiveram a oportunidade de desenvolver os seus projetos contando com o apoio do poder público. Por isso, onde você chega nesse estado, têm ação da Secretaria de Cultura em parceria com o Ministério da Cultura”, frisou o gestor.
Autorizações de ordens de serviço
Em um primeiro momento serão assinadas as autorizações de ordens de serviço para a implementação dos Centros de Educação Unificado da Cultura (CEU´s da Cultura), em sete municípios paraibanos: Patos, Esperança, Cabedelo, Sapé, Bayeux, João Pessoa e Campina Grande.
Também haverá autorizações de licitações e chamamentos públicos para aquisição de livros de editoras paraibanas, mobiliário e computadores para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias; Contratação de empresa operadora para o projeto Partiu Cultura!; Contratação de serviço de reforma predial para o Centro de Referência do Hip Hop Paraibano; Celebração de parceria para implantação do Sistema Estadual de Museus e celebração de parceria para a implantação do Programa Paraíba Território Criativo.
Parcerias para cultura
Já nas assinaturas de parcerias há a celebração de parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para a criação de cursos técnicos na área artística; criação do Curso Tecnológico em Gestão; Celebração de parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) para a criação do Curso Técnico em Produção Cultural para Gestores de Quadrilhas Juninas e manutenção do programa Birôs Criativos; Celebração de parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para a segunda turma da Pós-graduação em Gestão e Produção Cultural e celebração de parceria com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), para a implantação do Programa Arte e Cultura na Educação Integral.
Em relação às assinaturas de legislações está o decreto que cria o Centro de Referência do Hip Hop da Paraíba.
Lançamento de editais com recursos do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
Na ocasião serão lançados editais, já com inscrições abertas para: Edital Paraíba Inclusiva (populações periféricas, rural, idosos (60+) e mulheres ou voltados para crianças); Editais Paraíba Étnica (povos indígenas, povos ciganos e comunidades quilombolas); Edital Paraíba Popular (culturas populares e tradicionais); Editais Paraíba das Artes (cênicas, visuais, música e audiovisual); Edital Arte na Bagagem; Editais Cultura Viva (pontos de cultura, pontões de cultura e bolsas para Mestras e Mestres) e Edital Ações Continuadas, além do lançamento do Prêmio Paraíba Junina 2026. Todos os detalhes para critérios de participação em cada edital estão na Lançamento de editais com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA)
Consecult-PB
Durante a solenidade também haverá a posse dos novos Conselheiros Estaduais de Política Cultural da Paraíba, eleitos para o biênio 2026/2028, em eleição com recorde de comparecimentos às urnas. Foram mais de 12 mil votos em toda a Paraíba.
Da redação/ Com PBGov





