Flamengo e Vasco se enfrentam nesta quarta-feira (21), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, no primeiro clássico carioca da temporada 2026. O duelo é válido pela 3ª rodada do Campeonato Carioca e marca a primeira vez que as equipes entram em campo com seus elencos principais no Estadual.
O confronto também coloca frente a frente os técnicos Filipe Luís, pelo Flamengo, e Fernando Diniz, comandante do Vasco, aumentando a expectativa para o tradicional Clássico dos Milhões.
Flamengo muda estratégia após início ruim
O Flamengo chega pressionado para o clássico. A equipe somou apenas um ponto em três jogos — com uma partida antecipada — e ocupa a zona de rebaixamento do Estadual, situação que levou o clube a rever o planejamento inicial de utilizar apenas jogadores mais jovens no Carioca.
Com dois tropeços e um empate atuando com os juniores, o Rubro-Negro aparece na lanterna do Grupo B. Caso a Taça Guanabara terminasse hoje, o clube disputaria o quadrangular contra o rebaixamento. Diante do cenário, a diretoria optou por escalar a base do elenco principal para o clássico, ainda que nem todos os atletas tenham sido relacionados.
Vasco vai com força máxima ao Maracanã
O Vasco soma quatro pontos em dois jogos no Estadual. No último compromisso, contra o Nova Iguaçu, o Cruzmaltino entrou em campo com um time reserva e ficou no empate. Diferentemente do rival, o clube optou por poupar titulares, e não por escalar atletas da base.
Para o clássico, Fernando Diniz contará com o retorno da maioria dos titulares, mas terá um desfalque importante. O atacante Rayan está fora da partida, já que não treinou nos últimos dias em meio às negociações avançadas para uma possível transferência ao Bournemouth, da Inglaterra.
Sem o jogador, GB e David disputam a vaga no setor ofensivo.
Prováveis escalações
Flamengo:
Rossi; Emerson Royal, Léo Pereira, João Victor e Ayrton Lucas; Allan, Evertton Araújo e Guilherme Gomes; Cebolinha, Michael e Pedro.
Técnico: Filipe Luís.
Vasco:
Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton (Puma); Barros, Thiago Mendes e Coutinho; Andrés Gómez, Nuno Moreira e David (GB).
Técnico: Fernando Diniz.
Da redação/ Com Notisul





