SIGA-NOS

Walber Virgolino diz que deve ser candidato a prefeito de Cabedelo

A disputa pela prefeitura de Cabedelo já tem três nomes a postos. Conforme apurou o ClickPB, além do presidente da Companhia Docas, Ricardo Barbosa (PSB), o prefeito interino, Edvaldo Neto e, em contato ao ClickPB, nesta quinta-feira (18), o deputado estadual Walber Virgolino (PL). Ele declarou que estará na disputa. Nas eleições de 2024, o parlamentar ficou em segundo lugar com 8.413 votos.

“Quem é mais candidato de todos sou eu. Cabedelo não vai errar outra vez”, disse ao ClickPB confirmando publicamente que será candidato na nova eleição suplementar.

O novo cenário político que se redesenha na cidade se deu após a cassação do prefeito André Coutinho (Avante), da vice Camila Hollanda e do vereador Márcio Silva, pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Com a recondução do presidente da Câmara como prefeito interino, o 1o vice-presidente da Câmara, José Francisco Pereira, assumiu, interinamente, o comando da Casa Legislativa de Cabedelo

Em 2024, a disputa na cidade Portuária – que concentra um dos maiores PIB do estado, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral, teve Jacqueline (Pode) com 7,66%, 3.001 votos em terceiro lugar. Já Rogério Bezerra (PSOL) obteve 3,02%, 1.184 votos. Os candidatos Iron Oliveira (DC) 0,85% com 334 votos e Neno Austricliano (PCO) com 0,76%, 299 votos.

NOVAS ELEIÇÕES

No pleito anunciado pelo Tribunal Regional Eleitoral para ocorrer em 12 de abril de 2026, Walber Virgolino deve enfrentar Ricardo Barbosa (PSB) e o atual prefeito, empossado interinamente, o ex-presidente da Câmara dos Vereadores de Cabedelo, Edvaldo Neto (Avante).

Edvaldo Neto

Conforme observou o ClickPB, em dados disponíveis no DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edvaldo Neto, é advogado, tem 37 anos e é natural de Cabedelo. O vereador foi eleito para o mandato de 2021-2024 e foi reeleito para o mandato de 2025-2028. Foi eleito com 1.564 votos.

Ricardo Barbosa

Ele foi deputado estadual por quatro mandatos. Foi secretário estadual por 11 vezes, secretário estadual do PAC, coordenador no Ministério da Integração Nacional, superintendente da SUPLAN, vice-presidente e presidente em exercício na União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), líder de governo, de oposição e de bancada na ALPB. Na disputa por uma vaga para a Câmara Federal obteve 63.777 votos e ficou na 1ª suplência do deputado Gervásio Maia, presidente estadual do PSB e com quem tem dificuldades de relacionamento. Durante a campanha, os colegas de partido trocaram queixas, em discussão sobre a divisão do fundo eleitoral.

Wallber Virgolino

Wallber Virgolino da Silva Ferreira, também conhecido como Delegado Wallber Virgolino (Pombal, 15 de outubro de 1978) é um policial civil, professor e político brasileiro, filiado ao Partido Liberal (PL). Atualmente exerce o mandato de deputado estadual pelo estado da Paraíba. Foi eleito pela primeira vez nas eleições de 2018 ao cargo de deputado estadual, com 48.053 votos pelo partido Patriotas e em 2020 nas eleições municipais de João Pessoa ficou em 4º lugar com 50.801 votos ao se candidatar para prefeito de João Pessoa, capital da Paraíba. Nas eleições de 2022, Wallber foi eleito novamente deputado estadual pela Paraíba com 49.419 votos (2,20% dos votos válidos).

Da redação/ Com Click PB 

Comentários