SIGA-NOS

Reaplicação do Enem 2025 acontece nesta terça e quarta-feira

Acontece nesta terça (16) e quarta-feira (17), em todo o país, a reaplicação do Enem 2025, o Exame Nacional do Ensino Médio.

As provas estão sendo reaplicadas, como previsto no edital, para participantes que tiveram algum problema logístico ou estavam com alguma doença infectocontagiosa nos dias de aplicação, 9 e 16 de novembro.

A reaplicação atende também a pessoas que, pelos mesmos motivos, não participaram do exame nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, que tiveram outra para fazer as provas por causa da COP 30. E atende ainda aos moradores de Rio Bonito do Iguaçu (PR). O município foi atingido, no dia 7 de novembro, por três tornados com ventos de 330 km/h. Cerca de 90% das edificações da cidade foram danificadas.

Todos os pedidos para a reaplicação do Enem 2025 foram julgados pelo Inep, o instituto responsável pelo exame e ligado Ministério da Educação.

A dinâmica de aplicação é a mesma das provas regulares. Ou seja, no horário de Brasília, os portões abrem às 12h, fecham a 13h, e as provas começa a 13h30.

Neste 1º dia, os estudantes enfrentam Redação e 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, terminando às 19h. Amanhã, serão 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza, acabando às 18h30.

Nesta terça e quarta, o Inep também aplica o Enem 2025 para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.

As provas têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular e ocorrem dentro das unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos estados e pelo Distrito Federal.

O Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, do Prouni, o Programa Universidade para Todos, e do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil.

Da redação/ Com Agência Brasil 

Comentários