SIGA-NOS

Pelo menos dez detentos ficam feridos em tumulto no Presídio de Patos que teria sido provocado por facções rivais

secretário de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB), João Alves, falou com o ClickPB e deu detalhes sobre o tumulto ocorrido na manhã de hoje (10) no Presídio Regional de Patos Romero Nóbrega.

Embora a situação já tenha sido contornada, cerca de 20 policiais de João Pessoa e de Campina Grande ficarão no local para garantir a tranquilidade e reorganização do local nos próximos dias.

Alves explicou que não há policiais ou agentes feridos, pois os apenados foram contidos sem necessidade de confronto direto.

Em relação aos número de feridos, ainda há divergências. Alves preferiu não divulgar um número exato, entretanto o tenente-coronel Esaú, comandante do 3º Batalhão, afirmou que foram socorridos quatro apenados, com escoriações sem maior gravidade, e atendidas outras 12 pessoas por inalar algum tipo de fumaça.

“Os apenados atearam fogo em alguns colchões, mas rapidamente o Corpo de Bombeiros conseguiu intervir, apagando as chamas, bem como as ambulâncias do SAMU, rapidamente, estiveram no local”, relatou o tenente-coronel.

Conforme a Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (GESIPE), que coordena a operação, integrantes do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) e da Força Tática Penitenciária (FTPEN) estão chegando a Patos para reforçar ainda mais a segurança.

Após a chegada dos reforços será realizada uma inspeção-geral no local.

Confira a nota completa:

Seap-PB esclarece sobre ocorrência no Presídio Regional de Patos

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) comunica que, na manhã desta quarta-feira (10), ocorreu tumulto entre presos de celas do piso inferior e piso superior durante o banho de sol no Presídio Regional de Patos “Romero Nóbrega”.

Policiais penais, com auxílio de policiais militares, controlaram a situação. Os presos envolvidos foram contidos no pátio da unidade prisional e já estão recolhidos às celas.

O secretário João Alves manteve contato com o diretor da unidade prisional, Wescley de Lira Mota, e com o coronel Douglas Ferreira, comandante da Polícia Militar na região, adotando todas as providências para conter e solucionar o incidente. A Seap-PB mantém a situação sob controle. Alguns presos ficaram feridos e já assistidos por equipe de saúde.

De acordo com a Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (GESIPE), que coordena a operação, integrantes do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) e da Força Tática Penitenciária (FTPEN) estão chegando a Patos para reforçar ainda mais a segurança.

Entenda o que ocorreu em Patos

O tumulto entre presos de celas do piso inferior e do piso superior, que são de facções oponentes, ocorreu durante o banho de sol no Presídio.

Policiais penais, com auxílio de policiais militares, controlaram a situação. Os presos envolvidos foram contidos no pátio da unidade prisional e já estão recolhidos às celas.

Os desdobramentos estão sendo acompanhados de perto por representantes da OAB.

Da redação/ Com Click PB

Comentários