SIGA-NOS

Cassação de Glauber Braga deve ocorrer nesta quarta e deputado reage: “usarei cada minuto em minha defesa”

O deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ) se manifestou, nesta quarta-feira (10), acerca da cassação de seu mandato na Câmara dos Deputados prevista para ser votada ainda nesta quarta. Conforme acompanhou o ClickPB, o parlamentar usou suas redes sociais para expressar sua preocupação. A defesa dele está marcada para as 15h55 desta quarta. Além de Glauber, será analisada nesta quarta a cassação de Carla Zambelli (PL-SP).

“Objetivo deles é me calar. Mas eu falarei. Vou utilizar cada minuto do tempo programado para a minha defesa”, analisou o deputado.

Durante os meses de maio e junho, o deputado federal pelo Rio de Janeiro, Glauber Braga (PSOL) realizou a “Caravana Nacional Glauber Fica!” que passou também por João Pessoa.  O ato político ocorreu na Praça da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e contou com a presença de parlamentares, lideranças de movimentos sociais e militantes de esquerda como Psol, PT e demais partidos. Houve ainda um debate no mini plenário do auditório da Assembleia.

A caravana percorreu oito capitais, denunciando o processo de cassação do parlamentar, após a Comissão de Cidadania e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados rejeitar seu recurso. A mobilização percorreu quase os 26 estados e foi encerrada com uma caminhada no Rio de Janeiro.

CASSAÇÃO

O mandato do parlamentar fluminense é alvo de representação no Conselho de Ética desde abril de 2024, após um bate-boca que terminou em agressão física a um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) na Câmara, identificado como Gabriel Costenaro. Braga alega que tem sofrido “perseguição política”, por denunciar irregularidades ligadas ao orçamento secreto na Câmara dos Deputados e contra o parlamentar Arthur Lira (PP-AL).

Glauber protagonizou uma confusão na Câmara dos Deputados nessa terça (9) ao ocupar a Mesa Diretora da casa em protesto à colocação em pauta da cassação de seu mandato. Isso ocorreu logo antes da sessão que votaria o Projeto de Lei (PL) da Dosimetria.

Ele foi retirado por policiais legislativos, que também expulsaram os jornalistas do plenário, impedindo a cobertura de imprensa, e a transmissão ao vivo da TV Câmara foi interrompida.

Da redação/ Com Click PB 

Comentários