SIGA-NOS

Vereador Guga PET propõe melhorias e plano emergencial de segurança no Parque da Bica

Poucos dias após o ataque fatal de uma leoa a um jovem de 19 anos que invadiu seu recinto, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, foi palco de uma ação parlamentar focada em soluções. Liderada pelo vereador Guga PET (PP), embaixador da causa animal na Paraíba, uma Comissão Especial Parlamentar de Acompanhamento e Cuidados se reuniu no local para avaliar as condições e apresentar um pacote de melhorias urgentes.

A reunião, realizada nesta semana, contou com a presença de outros vereadores, representantes de órgãos ambientais, forças de segurança, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) e da direção do parque. O objetivo foi unir esforços para garantir que uma tragédia como a do último domingo (30) não se repita.

Diante do grupo, o vereador Guga PET apresentou um conjunto de propostas concretas para aumentar a segurança de visitantes e o bem-estar dos animais. As medidas emergenciais sugeridas são:

Implantação de Sistema de Monitoramento Inteligente: Instalação imediata de câmeras de vídeo monitoramento integradas com Inteligência Artificial (IA) para detectar comportamentos de risco, como aproximação excessiva de barreiras ou tentativas de invasão.

Reforço Físico das Barreiras: Reforço e manutenção em todas as telas de proteção e estruturas dos recintos dos animais, especialmente os de grande porte.

Reforço na Comunicação Visual: Ampliação e melhoria da sinalização de alerta em todo o parque, com mensagens claras sobre o respeito aos limites de segurança e aos espaços dos animais.

Aumento do Quadro de Pessoal: Contratação de mais monitores e educadores ambientais para circular pelo parque, orientar os visitantes e coibir ações perigosas.

“O Parque da Bica é um espaço muito importante de nossa cidade, e precisamos ter um olhar mais atencioso para o local. A tragédia nos alerta para a necessidade de evoluir em nossos protocolos. Queremos contribuir com propostas viáveis para que o Parque seja mais seguro para os visitantes e, sobretudo, para os animais, que são os verdadeiros habitantes dali”, afirmou o vereador Guga PET

As propostas da comissão serão formalizadas em projetos de lei e indicações à Prefeitura de João Pessoa. A expectativa é que, com a união de esforços entre o Legislativo e o Executivo, as medidas possam ser implementadas em caráter de urgência, restaurando a segurança e a tranquilidade no tradicional ponto turístico e de lazer da capital.

Redação/H2 Conteúdo
Foto Reprodução 

Comentários