SIGA-NOS

Enem 2025: saiba o que levar e o que é proibido na prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado nos próximos dois domingos, 9 e 16 de novembro, e os candidatos precisam estar atentos às regras sobre o que podem e não podem levar ao exame. O descumprimento das normas, mesmo que involuntário, pode resultar em eliminação, alerta o Inep.

Veja as orientações oficiais do Inep sobre os objetos permitidos, obrigatórios e proibidos para os participantes do Enem 2025. Conhecer essas regras é essencial para evitar problemas no dia da prova, que ocorre em duas etapas: a primeira em 9 de novembro, com redação e 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, e a segunda em 16 de novembro, com 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.

Itens obrigatórios

Segundo o Inep, os candidatos devem levar obrigatoriamente:

  • Documento de identificação original com foto, físico ou digital. São aceitos RG, CNH, e-Título ou identidade digital no aplicativo oficial. Prints de tela não são válidos.

  • Caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente, única permitida para o gabarito e rascunho. Recomenda-se levar mais de uma, para evitar problemas com falha de tinta.

Embora não obrigatórios, o Inep recomenda portar:

  • Cartão de confirmação da inscrição, que informa local de prova, idioma escolhido (inglês ou espanhol) e atendimento especializado, se houver. Deve permanecer guardado durante o exame.

  • Declaração de Comparecimento, impressa, caso seja necessário comprovar presença. Também deve ser mantida guardada durante a prova.

Itens permitidos

Alguns objetos podem ser levados à sala de prova, desde que sigam as regras:

  • Alimentos e água, em embalagens transparentes e sem rótulo. Recomenda-se levar lanches leves, como barrinhas, castanhas, biscoitos simples, chocolates ou sanduíches naturais.

  • Artigos religiosos e materiais de acessibilidade, como quipá, véu, lupa, sorobã ou máquina de braile, desde que possam ser vistoriados.

  • Máscara facial, de uso opcional.

  • Bolsa ou mochila, que deve ficar debaixo da cadeira e não ser manuseada durante o exame.

Itens proibidos

O Inep reforça que alguns objetos não podem ser levados à prova:

  • Materiais escolares: lápis, lapiseira, borracha, corretivo, régua ou canetas de outro tipo.

  • Acessórios: óculos escuros, boné, chapéu, viseira ou gorro.

  • Materiais de consulta: livros, anotações, impressos ou manuais.

  • Aparelhos eletrônicos: celular, tablet, smartwatch, fones de ouvido, calculadora, pen drive, cigarros eletrônicos, entre outros.

  • Relógios, protetores auriculares e chaves com alarme.

  • Armas de fogo: candidatos com porte devem avisar à equipe de aplicação e farão a prova em sala separada.

Todos os itens proibidos devem ser colocados no envelope porta-objetos fornecido pelos fiscais, lacrado e identificado. Caso algum eletrônico emita som durante a prova, o candidato será eliminado.

Horários e recomendações finais

Nos dois dias de aplicação, os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, sem tolerância para atrasos. As provas começam pontualmente às 13h30, seguindo o horário oficial de Brasília.

O cumprimento dessas normas é fundamental para garantir que o desempenho do estudante no exame não seja prejudicado por questões logísticas. Além disso, a organização e planejamento prévios ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade no dia da prova.

Da redação/ Com Nordeste 1 

Comentários