Os limites da dívida consolidada foram estabelecidos por Resoluções do Senado Federal em termos da Dívida Consolidada Líquida, que corresponde à Dívida Consolidada ou Fundada deduzidas as disponibilidades de caixa e demais haveres financeiros, sendo que o limite legal de endividamento é de 200% aos estados (Rio de Janeiro ultrapassa) e de 120% a municípios, tendo 16 cidades ultrapassado o percentual em 2024.
Na lista divulgada nesta final de semana pelo Instagram @econodescomplicada especialista em economia, traz que dois municípios paraibano estão entre as 50 cidades mais endividados no Brasil.
Neste ranking aparecem a cidade de Bayeux na 13ª com 130,5% de dívida consolidada líquida (RCL) e a cidade de Piancó na 14ª com 129,4% de dívida consolidada líquida. Estão são as únicas cidades paraibanas entre as 50 cidades mais endividadas. Os dados são do Tesouro Nacional Transparente relativos ao ano de 2024.
Da redação/ Com Blog do Felipe Silva





