O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisou se retratar após uma fala polêmica durante coletiva de imprensa na Indonésia, onde cumpre agenda internacional, nesta sexta-feira (24). Na ocasião, Lula afirmou que os traficantes são “vítimas dos usuários” de drogas e que talvez fosse “mais fácil” combater os “nossos viciados internamente”.
“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários, os usuários são responsáveis pelos traficantes que são vítimas dos usuários também. Você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra (…). Então é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate a droga”, afirmou.
No início da tarde, o presidente da República se retratou nas redes sociais, onde disse que fez uma “frase mal colocada” e enfatizou ações do governo federal voltadas à segurança pública e o combate ao tráfico.
“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado”, disse Lula, em publicação no X.
“Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, concluiu
As declarações de Lula que motivaram a retratação foram dadas após questionamento sobre falas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que não necessariamente é preciso declarar guerra a um país para matar traficantes. Para Lula, os Estados Unidos deveriam abrir diálogo com os países, com foco em ações conjuntas.
Redação/Jornal do Commercio
Foto Reprodução: Ricardo Stuckert/PR





