SIGA-NOS

Aeroporto Santos Dumont no Rio tem funcionamento normal nesta quarta

Depois de um dia de caos, com a pista fechada para pousos e decolagens e centenas de passageiros amontoados no saguão, o aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, volta a operar normalmente nesta quarta-feira (1), e os voos estão chegando e saindo nos horários previstos.

A movimentação de passageiros é considerada normal para o horário e não há filas nos guichês das companhias, ao contrário do que aconteceu ontem, em que passageiros perderam seus compromissos e buscavam ajuda das companhias para remarcar seus voos.

As operações de pousos e decolagens foram canceladas durante todo o dia, por causa de um derramamento de óleo na pista, na madrugada. Segundo balanço da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, cerca de 16 mil passageiros tiveram voos alternados ou cancelados. A Infraero informou que 162 voos foram cancelados e 14 desviados para o aeroporto internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.

A pista principal do Santos Dumont só foi liberada às 17h25, quando terminou a limpeza.

A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, orienta os passageiros que tiveram seus voos afetados nessa terça-feira (30), que verifiquem a situação com a companhia aérea responsável pela viagem; e ressalta que a reacomodação é gratuita e deve ocorrer em voo próprio ou de outra empresa aérea com data e horário mais próximos do voo atrasado, cancelado ou interrompido.

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do Procon Carioca, notificou a Infraero e as companhias aéreas Gol, Latam e Azul, que operam no Aeroporto Santos Dumont, devido ao grande número de reclamações relacionadas a atrasos e cancelamentos de voos.

Equipes de fiscalização e atendimento do órgão estiveram no local e constataram filas extensas, desorganização generalizada e relatos de passageiros que aguardavam atendimento há mais de cinco horas.

Da redação/ Com Agência Brasil 

Comentários