SIGA-NOS

Câmara aprova lei que prevê multa para quem se fantasiar de Jesus ou de freira no Carnaval

Câmara Municipal de Salvador aprovou, na tarde de quarta-feira (24), um projeto de lei que estabelece a aplicação de multas para foliões que utilizarem fantasias de Jesus Cristo ou de freiras durante o Carnaval.

O texto do PL n° 28/2025 determina penalidades para quem fizer uso da imagem de Cristo ou de símbolos cristãos de forma considerada sensual, pejorativa ou desrespeitosa. A proposta é voltada, sobretudo, para festas populares de grande alcance.

Justificativa do autor

O autor da proposta, vereador Cezar Leite (PL), explicou que a iniciativa busca garantir o respeito à fé cristã e combater atos de discriminação contra os fiéis em Salvador. Em sua defesa do projeto, declarou:

“O primeiro projeto de lei contra a cristofobia no país foi aprovado aqui na Câmara de vereadores de Salvador. Agora, vai se pagar multa, se botar roupa de Cristo, se colocar roupa de freira para ficar sambando no Carnaval, vai ter multa. E artistas também que fizerem isso não serão contratados em eventos promovidos pela prefeitura. Nós defendemos a fé cristã”. 

Próximos passos

Após a aprovação, a proposta segue para a sanção do prefeito Bruno Reis (União Brasil), que decidirá se o projeto passará a valer como lei na capital baiana.

Redação/O Segredo
Foto Reprodução 

Comentários