A Escadaria da Penha, localizada em João Pessoa, foi oficialmente declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da Paraíba. A decisão foi promulgada pela Assembleia Legislativa do Estado (ALPB) nesta terça-feira (16), na edição do Diário Oficial do Estado (DOE). O projeto que originou a lei é de autoria do deputado Galego Souza (PP).
Com a promulgação da Lei nº 13.890/2025, a Escadaria da Penha passa a integrar a lista de bens culturais protegidos pelo Estado. Como observou o ClickPB, o objetivo é preservar a memória e a importância histórica do local, que se tornou um dos símbolos religiosos e turísticos da capital paraibana. A norma entrou em vigor a partir de hoje, data da publicação.
Origem e importância cultural
Localizada no bairro da Penha, a escadaria é tradicionalmente associada às celebrações religiosas em homenagem a Nossa Senhora da Penha.
Ao longo dos anos, tornou-se um espaço de encontro cultural e de fé, atraindo moradores e turistas durante a Romaria da Penha, principalmente. Confira detalhes da lei que torna a escadaria patrimônio cultural:

Da redação/ Com Click PB





