O músico Hermeto Pascoal, um dos maiores nomes da música brasileira e figura reverenciada internacionalmente, morreu neste sábado (13) aos 89 anos. A informação foi divulgada pela família em nota oficial.
“Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música”, afirmou a nota familiar. O comunicado também destacou que, no instante da morte, o grupo de Hermeto se apresentava no palco, “como ele gostaria: fazendo som e música”.
Um mestre da música universal
Hermeto Pascoal nasceu em 22 de junho de 1936 no povoado de Olho d’Água, em Lagoa Grande (AL), região de Arapiraca. Tornou-se uma das figuras mais criativas e originais da música brasileira, sempre buscando novas formas de expressão sonora, fosse no piano, na flauta, no acordeon ou em experimentações inusitadas com objetos do cotidiano.
Em 2024, já com mais de oito décadas de vida, surpreendeu novamente o público com o lançamento do álbum Pra Você, Ilza, dedicado à esposa falecida. O trabalho lhe rendeu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Jazz Latino/Jazz, confirmando a vitalidade artística que manteve até o fim da vida.
Redação/Brasil 247 – Por Luis Mauro Filho
Foto Reprodução





