A secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Werton, prestou esclarecimentos nesta terça-feira (2), durante sabatina na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e apresentou um balanço atualizado do programa Tá na Mesa, uma das principais iniciativas de combate à fome no estado.
De acordo com a gestora, 30 unidades foram fechadas em 2024 após auditorias e monitoramentos realizados em parceria com órgãos de controle, devido a irregularidades no funcionamento e descumprimento de critérios estabelecidos em edital. “Essas medidas reforçam a seriedade do programa, a qualidade do serviço oferecido e o uso correto dos recursos públicos”, destacou Pollyanna.
Expansão e novas regras do programa
Criado em 2021, em meio à pandemia da Covid-19, o Tá na Mesa começou com atuação em 83 cidades, passou para 147 e agora avança para a universalização em todos os 217 municípios paraibanos.
O novo processo de credenciamento recebeu 1.352 inscrições de interessados e trouxe exigências mais rígidas, como:
-
Presença de nutricionistas;
-
Alvarás atualizados;
-
Experiência comprovada na área;
-
Incentivo à compra de produtos da agricultura familiar.
Meta de cobertura total
O programa tem como meta atender 100% das cidades paraibanas, funcionando em conjunto com os Restaurantes Populares, e se consolidando como política pública permanente no estado.
“Alimento é um direito, e levá-lo a quem mais precisa é nosso maior compromisso”, enfatizou Pollyanna Dutra ao defender a ampliação e o fortalecimento do projeto.
Com esse avanço, o Tá na Mesa reafirma seu papel estratégico no combate à insegurança alimentar e no apoio à população mais vulnerável da Paraíba.
Redação/ExpressoPB
Foto Reprodução





