SIGA-NOS

Dentistas fazem alerta contra a moda de jovens usando chupeta: ‘Muitos estragos’

Uma moda bizarra se espalhou pela China e já chegou aos EUA: adultos jovens usando chupeta.

A ideia é se acalmar diante de situações que envolvam grande estresse. As chupetas de silicone estão sendo anunciadas como auxiliares do sono e aliviadores do estresse — e estão saindo rapidamente das prateleiras.

Vendas on-line movimentam centenas de milahres de unidades todos os meses, como preços que variam de o equivalente a R$ 7,50 a incríveis R$ 380, dependendo do fornecedor e da qualidade do produto, de acordo o “South China Morning Post”.

“Quando estou sob pressão no trabalho, chupo a chupeta. Sinto que estou me entregando a uma sensação de segurança da infância”, disse um usuário.

Outros juram que as chupetas ajudaram a aliviar os sintomas do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), auxiliaram na perda de peso e até mesmo a controlar a vontade de fumar.

“Me dá conforto psicológico e me faz ficar menos inquieto durante meus períodos de cessação do tabagismo”, disse outro consumidor do produto.

O sucesso, entretanto, provocou um severo alertas de dentistas.

“Há uma razão pela qual não bebemos em mamadeiras nem chupamos chupetas quando adultos”, declarou ao “NY Post” o ortodontista Ben Winters. “Isso causa muitos estragos aos padrões de deglutição e mordida. Se continuarmos chupando chupetas e mamadeiras na idade adulta, teremos o que chamamos de mordida aberta”, completou ele.

Em termos odontológicos, isso se refere à situação em que os dentes da frente superiores e inferiores não se tocam quando você fecha a mandíbula. Isso geralmente acontece porque a pressão constante da sucção da chupeta empurra os dentes superiores para a frente ou inclina os inferiores para dentro, desequilibrando a mordida natural. Enquanto crianças pequenas conseguem se recuperar porque seus ossos ainda estão crescendo, os adultos enfrentam um problema mais difícil, pois a estrutura da mandíbula já está definida.

“Em vez de mascarar a ansiedade, os adultos devem se concentrar em confrontar e tratar as causas básicas para um bem-estar mental duradouro”, disse Hamilton Gaiani, diretor médico da FirePit Health, uma plataforma de telessaúde.

“Eles podem ajudar com o estresse por um tempo, mas usá-los em excesso pode causar problemas. É melhor tentar outras maneiras de gerenciar o estresse e consultar seu dentista regularmente para manter seus dentes saudáveis”, argumentou Allen Zhang, especialista em tecnologia odontológica.

Redação/Extra
 Foto: Reprodução/RedNote

Comentários