SIGA-NOS

A MALVADA FAVORITA | Quem é a vereadora que desestabiliza o poder em Caldas Brandão

No turbulento cenário político de Caldas Brandão, município do Agreste paraibano, uma figura tem se consolidado como protagonista de embates que vêm tirando o conforto e a paz do atual prefeito. A edição de nº 86 da EXPRESSO [revista], no Especial/Política, vamos tentar compreender a atuação política da enfermeira, hoje vereadora Rosângela Andrade, que em seis meses de mandato tem se apresentado de maneira firme e presença marcante, num consórcio entre atuação parlamentar e midiática ao ponto de se tornar um dos principais nomes de oposição ao governo de Fábio Rolim (PSB), conduzindo debates com uma postura que mistura ironia afiada e fiscalização aguerrida.

A parlamentar tem protagonizado aos longo dos meses uma verdadeira troca pública de farpas com o prefeito nas redes sociais, desencadeada por denúncias, cobranças e fiscalização. Essa postura vem atraindo as atenções da população e a ira do prefeito Fábio. O embate mais forte se deu meses atrás quando Rosângela denunciou a precariedade do transporte escolar. Em uma publicação no Instagram, a parlamentar expôs imagens e relatos que, segundo ela, revelam o descaso da gestão municipal com a mobilidade da população, especialmente de estudantes e trabalhadores da zona rural. A repercussão foi imediata e incômoda para a gestão.

Sentindo-se diretamente alvejado, o prefeito Fábio Rolim reagiu de forma inusitada e, para muitos, desproporcional. Acusou a vereadora de espalhar “mentiras” e chegou a questionar sua capacidade intelectual, dizendo que ela “sequer sabe ler e levar um requerimento decente para a Câmara”. A declaração, tida como desrespeitosa, causou ainda mais ruído na esfera pública.

A resposta de Rosângela, no entanto, não apenas veio rápida como viralizou. Em tom irônico e contundente, ela rebateu: “O salto do seu sapato está sendo quebrado. Seu ego foi atingido.” A frase, carregada de simbolismo, marcou o episódio e evidenciou o abalo emocional do prefeito frente a críticas vindas de uma mulher que, embora minoria na Câmara, tem demonstrado ser capaz de incomodar estruturas tradicionais do poder local.


 

PRA NÃO ESQUECER: A vereadora Rosângela atraiu, no sentido dos embates, a mira do prefeito Fábio Rolim que tempos atrás foi [e continua sendo] desafeto da ex-vereadora Daniella Martins, que durante anos esteve na ‘linha de tiro’ do prefeito, antes, durante e depois da campanha eleitoral de 2024 quando se reelegeu. Fábio chegou a desferir discurso preconceituoso e desrespeito contra Daniella durante a comemoração da vitória.   

Daniella Martins,  porém, não baixou a guarda e continua militando politicamente em Caldas Brandão, na oposição a Fábio que combate agora uma outra mulher desestabilizar o poder de seu governo e da família Rolim. 


O episódio projetou ainda mais a imagem de Rosângela como uma figura que desafia o status quo político de Caldas Brandão. Seu estilo direto, a habilidade de usar a linguagem popular como instrumento político e sua presença ativa nas redes sociais a transformaram em uma voz incômoda, não apenas para o Executivo, mas também para setores que tradicionalmente orbitam o poder local.

A movimentação da vereadora tem gerado interpretações diversas nos bastidores da política. Para alguns, ela é apenas uma oposição barulhenta. Para outros, uma articuladora de bastidores que tem fomentado o que já é chamado informalmente por aliados do governo de um “consórcio” entre setores da imprensa e grupos políticos insatisfeitos. O termo, usado pejorativamente por governistas, não intimida Rosângela, que enxerga nas críticas sinais de que está no caminho certo.

Além disso, a parlamentar tem ampliado sua presença não apenas nos debates da cidade, mas também nas redes, onde conquista apoio popular com publicações que combinam denúncia e provocação. Seu estilo tem dado resultados. A cada confronto com o prefeito, sua visibilidade cresce e o debate público se intensifica.

Enquanto o prefeito Fábio Rolim se vê cada vez mais isolado, Rosângela Andrade constrói, peça por peça, uma imagem de liderança em ascensão. Uma política que, gostem ou não seus adversários, aprendeu a incomodar.

O cenário segue em ebulição. E Caldas Brandão, ao que tudo indica, ainda verá muitos capítulos dessa disputa onde o poder é desafiado, não apenas nos palanques ou nas tribunas, mas também nas redes, palco onde Rosângela mostra que sabe jogar.


Como assessar as edições anteriores da EXPRESSO

 

Nossos artigos especiais para EXPRESSO 


Redação/ExpressoPB – Especial PERFIL
Foto Reprodução 

Comentários