Quatro pessoas são vítimas de algum tipo de golpe no Brasil a cada minuto, e a maior parte desses golpes acontece pela internet. Em 2024, o número de estelionatos no Brasil foi de mais de 2 milhões, dado que representa um aumento de quase 8%.
Já os crimes cometidos por meios eletrônicos subiram ainda mais: 17%. Se antes o golpe era aplicado nas ruas, pelas telas, agora ele nos alcança em qualquer lugar. O dado também traz uma informação que desafia as autoridades: quatro pessoas são vítimas de golpes por minuto no país.
São Paulo lidera o ranking de estados com o maior número de vítimas, são 1,7 mil a cada 100 mil habitantes. Em segundo lugar, aparece o Distrito Federal, com 1,6 mil, seguido pelo Paraná, com 1,3 mil.
Os golpes eletrônicos geram prejuízos financeiros e impactos emocionais. Além disso, a impunidade preocupa: menos de 3% dos casos registrados chegam à Justiça.
“É preciso que as pessoas também adotem medidas de segurança para o mundo virtual. Como acionar a verificação de duas etapas, evitar de deixar lista de senhas no bloco de notas”, disse Leonardo Carvalho, pesquisador do Fórum Brasileiro da Segurança
Redação/BAND/UOL





