O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta terça-feira (27), a situação de emergência em quatro municípios da Paraíba devido à estiagem prolongada. As cidades de Natuba, Pedra Lavrada, São João do Tigre e Tacima foram incluídas em portarias publicadas no Diário Oficial da União, ao lado de outras 15 localidades de diferentes estados.
Com o reconhecimento federal, os municípios paraibanos estão aptos a solicitar recursos emergenciais para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água potável, kits de higiene pessoal e limpeza, além de apoio logístico para atendimento à população afetada.
Até o momento, a Paraíba tem 83 reconhecimentos vigentes, dos quais 78 por estiagem, dois por enxurradas, um por inundações, um por chuvas intensas e um por colapso de edificações.
Além da Paraíba, municípios dos estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Paraná também foram contemplados. Na Paraíba, a principal causa da situação de emergência é a estiagem severa, que tem afetado o abastecimento de água e as atividades agropecuárias nas regiões envolvidas.
Da redação/ Com Portal T5





