SIGA-NOS

Operação resgata 12 trabalhadores na Paraíba e oito em Pernambuco

Os paraibanos foram resgatados em condições análogas à escravidão em uma pedreira e em obras de calçamento nos municípios de Caiçara e Serra Branca;

Em Pernambuco, os resgates ocorrem nos municípios de Pedra e Alagoinha nas mesmas atividades econômicas

27/03/2025 – Uma operação resgatou 12 trabalhadores em condições análogas à escravidão em pedreira e em obras de calçamento nos municípios de Caiçara e Serra Branca, na Paraíba. A ação realizada pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF) iniciou no último dia 12 e foi concluída nessa quarta-feira (26). Na Paraíba, seis resgatados estavam trabalhando em uma pedreira de Caiçara e os outros seis em obras de calçamento com paralelepípedos em Serra Branca, no cariri paraibano. Em Pernambuco, oito trabalhadores foram resgatados nos municípios de Pedra e Alagoinha, nas mesmas atividades econômicas.

“Os trabalhadores estavam em situação degradante, sem a mínima condição de segurança, saúde e higiene, sem respeitar a própria dignidade do trabalhador. Os alojamentos eram precários. Nas pedreiras, usavam explosivos artesanais, com risco iminente de acidentes graves e mortes. Não havia instalações sanitárias ou banheiros e nem água potável. Na Paraíba, as carnes eram penduradas em sacolas nos barracões para os animais não pegarem. Em Pernambuco, foi possível identificar que a carne estava claramente estragada; ela estava guardada em um balde, sem qualquer refrigeração”, afirmou a procuradora do Trabalho Dalliana Vilar Pereira, que veio à Paraíba participar da operação.

Da redação/ Com Blog do Felipe Silva

Comentários