A Prefeitura de Mamanguape sediou, nesta quarta-feira (26), a 1ª Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no auditório da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Campus IV. O evento teve como objetivo debater e propor melhorias nas políticas públicas voltadas à saúde dos trabalhadores. Na ocasião, estiveram presentes representantes dos 11 municípios que integram o Vale do Mamanguape, entre eles Capim, Cuité de Mamanguape, Baía da Traição, Itapororoca, Pedro Régis, Rio Tinto, Curral de Cima, Jacaraú, Marcação e Mataraca.
Além dos representantes municipais, a conferência reuniu profissionais da saúde, autoridades locais e representantes de diversas cidades da Paraíba. Compondo a mesa, estiveram presentes: o Prefeito de Mamanguape, Joaquim Fernandes; o Secretário de Saúde de Mamanguape, Antônio Neto; o Presidente do Conselho Municipal de Saúde e da Comissão Organizadora da Conferência, Armani Vicente; o representante da 1ª Gerência Regional Estadual da Saúde, Wellison Moreira; a representante do Cerest PB, Bruna Fernandes; o Representante do Conselho de Saúde Indígena, Jadson Rolin; e o representante do Conselho Estadual de Saúde, Jamacy Mendes.
Com foco principal na saúde do trabalhador, o evento abordou questões como condições de trabalho, prevenção de doenças ocupacionais, o impacto das atividades na saúde física e mental, além da importância de uma rede de apoio efetiva para os trabalhadores. A conferência também ofereceu um espaço para a troca de experiências entre profissionais de saúde e trabalhadores, com o objetivo de fortalecer a implementação de políticas públicas que garantam melhores condições de trabalho e acesso aos serviços de saúde.
O Prefeito Joaquim Fernandes expressou sua satisfação em sediar o evento: “Estou extremamente feliz em poder sediar a 1ª Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e receber cada um de vocês em nossa cidade. Desde o início da nossa gestão, sempre tivemos como prioridade melhorar a entrega de saúde à população. No entanto, seria impossível oferecer uma saúde de qualidade sem cuidar da saúde do trabalhador. Pensar na saúde do trabalhador é essencial para avançarmos, e é por isso que esta conferência, e as decisões que dela surgirem, são tão importantes.”, afirmou.
A conferência também contou com palestras, debates e grupos de trabalho, proporcionando um ambiente de reflexão sobre as necessidades dos trabalhadores.
O Secretário de Saúde, Antônio Neto, ressaltou a importância do evento: “Essa conferência é um espaço democrático entre os 11 municípios que visa debater as condições de trabalho e a valorização dos profissionais. Estaremos aqui durante todo o dia discutindo nosso trabalho e as propostas que iremos levar à Conferência Estadual.”, disse.
Da redação/ Com Assessoria