SIGA-NOS

Trump diz não considerar DeepSeek uma ameaça à segurança nacional dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (7) que não considera o serviço de Inteligência Artificial (IA) chinês DeepSeek uma ameaça à segurança nacional e vê o desenvolvimento da tecnologia como algo positivo.

Na semana passada, Estados Unidos, Taiwan, Itália e Austrália restringiram o uso do DeepSeek por instituições governamentais e militares.

“Não. Acho que isso está acontecendo. Quero dizer, é uma tecnologia que está avançando. Acredito que vamos nos beneficiar se for feita corretamente… A IA, estamos falando disso, será muito menos custosa do que se pensava inicialmente. Isso é uma coisa boa. Vejo isso como um desenvolvimento muito positivo, não negativo”, disse Trump em uma coletiva de imprensa com o primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba, quando questionado se acredita que o DeepSeek representa uma ameaça à segurança nacional.

Em 20 de janeiro, o laboratório de inteligência artificial chinês DeepSeek anunciou o lançamento da versão assistente R1, baseada em inteligência artificial, afirmando que ela é comparável ao ChatGPT, da OpenAI, porém com custos menores. No final de janeiro, o DeepSeek superou o ChatGPT em número de downloads nas lojas de aplicativos móveis em vários países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul e China.

Redação/Brasil247

Comentários